sexta-feira, 25 de julho de 2008

Artigo: "Designing for diabetics"

A revista BusinessWeek publicou em setembro de 2007 um artigo sobre a participação do design nos projetos de produtos para tratamento de diabetes. Escrito por Reena Jana, este artigo foi bastante útil para a pesquisa do meu projeto de graduação, o Medidor de Glicose Easy. De acordo com estudos feitos em vários locais, o tratamento da diabetes tem ficado cada vez mais viável e simples, devido a novos produtos que facilitam o controle da doença. Além disso, os produtos destinados aos diabéticos estão se tornando cada vez mais amigáveis, facilitando sua aceitação entre o público.

De acordo com a publicação, uma pesquisa divulgada pelo Center for Disease Control and Prevention identificou cerca de 20,8 milhões de americanos diabéticos, representando 7% da população dos Estados Unidos. De acordo com as recentes estimativas da International Diabetes Federation's, há 194 milhões de diabéticos adultos no mundo, e a previsão é que em 2025 esse número aumente para 333 milhões. A Frost and Sullivan, da Califórnia, realizou uma pesquisa que identificou que o mercado americano de produtos tradicionais para monitoração de glicose, que necessita que uma amostra de sangue do usuário seja analisada por um medidor, movimentou US$ 3.530 bilhões no ano passado, 12% a mais que em 2005.

A tendência é que os produtos destinados ao controle de diabetes assumam um papel mais comum na vida do usuário, assim como os MP3 players e os telefones celulares. Portanto, os produtos devem parecer mais comuns, e as principais referências de estilo são encontradas justamente nos aparelhos eletrônicos que conquistaram um espaço muito grande em nossas vidas nos últimos 15 anos. Os monitores de glicose e aplicadores de insulina são desenhados com as mesmas referências estéticas do iPod ou de outro MP3 player, preocupando-se com uma interação fácil e em mostrar um visual amigável e tecnológico.

O artigo ainda relata uma história interessante sobre um usuário que estava insatisfeito com os produtos existentes no mercado. Por causa disso, ele decidiu escrever uma carta para Steve Jobs, chefe executivo da Apple, propondo que fosse desenvolvido um produto com a cara da empresa. Steve Jobs nunca respondeu a carta, mas a idéia serviu como base para o escritório de design Adaptive Path elaborar o Chamr, um produto semelhante a um pen drive, com uma interatividade muito simples e que tivesse muitas funções agregadas, facilitando o tratamento do diabetes. Veja:

Chamr, conceito da Adaptive Path


Também com esse mesmo conceito, foi realizado o projeto C-Cap, que teve protótipo desenvolvido pela Bang Olufsen Medicom para aplicação de insulina. O conceito é propor o uso mais amigável deste produto. Veja como é a proposta:

C-Cap, conceito da Bang and Olufsen Medicom


Para ver o artigo completo no site da BusinessWeek, clique aqui.

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