sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Eventos: II Bienal Brasileira de Design - Parte 4 (Centro Estilo Fiat)

A Fiat Automóveis marcou sua presença na II Bienal Brasileira de Design. Além de ser um dos principais patrocinadores do evento, ela ainda montou um estande para mostrar como é feito o processo de desenvolvimento de produtos dentro da montadora em Betim, MG. A Fiat possui um setor exclusivo dedicado ao design, chamado Centro Estilo.

Um dos trabalhos mais bem sucedidos que foram realizados pela equipe de design brasileira da montadora italiana foi o FCC Adventure. O carro conceito foi desenvolvido para servir como referência do que a Fiat pretende inserir nos seus próximos carros. Um exemplo disso é a grade frontal do Palio Adventure Locker, que é a mesma do carro conceito.

Fiat Concept Car Adventure, carro conceito da Fiat


O FCC Adventure, feito em 2006, foi exposto pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2006 e desde então não voltou para Betim, pois está rodando o mundo inteiro. Destaque para a sua exposição no Olhar da Criação, junto com os dois modelos do Punto que prestam homenagem ao centenário da imigração japonesa para o Brasil.

Outro destaque do estande da Fiat foi o seu painel com o trabalho dos designers, principalmente os sketches. São mostrados desenhos dos carros que foram escolhidos e alguns que foram descartados no processo, mas que também não deixam de ser muito interessantes. Também havia mostra das partes mais avançadas do processo de design, como a geração de imagens fotorealistas para simular o carro da maneira mais real possível, e a modelagem 3d. Ainda havia uma parte mostrando o processo de modelagem física na escala real do FCC Adventure.

Sketches realizados pela equipe do Centro Estilo Fiat

Mais detalhes dos sketches realizados pela equipe do Centro Estilo

Imagens de trabalhos do Centro Estilo Fiat


Por último, estava o Fiat 500. O carro estava na exposição de design italiano, o que me fez ter que voltar à exposição num outro dia para vê-lo. O carro é realmente belíssimo, nada como vê-lo ao vivo! Esse carro, diferente do FCC Adventure, foi feito para ser produzido e já está sendo vedido há muito tempo, mas aqui no Brasil acho que só importando. Veja algumas fotos dele:

Fiat 500 na Bienal de Design

Outro detalhe do Fiat 500


Parabéns para a Fiat e ao Centro Estilo Fiat pelo apoio que estão dando a esses eventos, mostrando o seu trabalho na área de design e se afirmando cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...