sábado, 25 de outubro de 2008

Ford T 2015?

A Ford ainda não anunciou a volta do modelo T, mas pelo menos o veículo que popularizou o automóvel no início do século XX foi o tema de um concurso de design da fábrica norte-americana de automóveis. A empresa lançou um desafio para 5 universidades do mundo projetarem o Ford T do século XXI, mais precisamente para 2015. O novo carro, além de ter todo o conceito do modelo antigo de ser prático e simples, tinha que ter um foco na questão da autonomia, que é uma questão mais atual.

Os alunos da Universidade de Aachen, na Alemanha, foram os ganhadores. Eles apresentaram o conceito "Ika", uma pick-up urbana compacta que tem uma estrutura que o permite se transformar num hatchback ou num sedan. O habitáculo é projetado para 3 ocupantes, sendo que o motorista fica na posição centralizada no banco da frente e os passageiros ficam atrás. Isso diminui custos de adaptação do carro, pois não é preciso mudar o volante de local para se adequar às legislações de nenhum país.

Projeto ganhador do concurso
Foto: Divulgação


O carro ainda tem o estilo Ford atualmente utilizado na Europa, chamado pela marca de "Kinetic". Segundo a empresa, é uma linguagem de design forte e única, que tenta captar a energia em movimento. Ela é caracterizada pela agressividade e pelas formas com "pontas". O design do carro é até bem parecido com o novo Ka europeu.

O conceito de ser adaptável a várias funções é muito interessante, e acho que se encaixa na ideologia do modelo T, pois na época em que ele foi lançado o carro era mais simples e era usado pra tudo, não existia essa segmentação do mercado de hoje, que tem carro pra isso, carro pra aquilo... Mesmo assim, acho que o pessoal da Ford poderia ter convidado mais universidades, né? Afinal, isso elevaria o nível do concurso. Talvez se tivesse pelos menos umas 5 escolas a mais disputando esse concurso, principalmente escolas brasileiras, esse 1º lugar seria muito mais disputado.



Fontes: Carsale, Interpress Motor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...