quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Livro: "iPhone: Objeto de desejo", de Camilo Belchior

Capa do livro "iPhone: Objeto de desejo" (2008), de Camilo Belchior
Fonte da Imagem: Livraria Leitura


O iPhone é um produto que foi lançado há pouco tempo, mas que fez sucesso imediato e teve uma procura enorme, sendo disputado por pessoas dispostas a pagar qualquer preço e enfrentar enormes filas para obtê-lo. A repercussão muito grande por parte da inprensa, contratos milionários de exclusividade de vendas e prestações de serviços, e o mistério em torno do funcionamento do produto foram que contribuiriam para aumentar o carisma desse aparelho de telefonia móvel antes mesmo do seu lançamento. Mas isso não foi uma surpresa para a Apple, empresa fabricante do produto. Já não é o primeiro produto deles que causa esse desejo nos consumidores.

Por quê isso acontece? O que faz com que um produto como esse cause essa admiração? A análise feita por Camilo Belchior no livro "iPhone: Objeto de desejo" é feita com base na filosofia, na literatura psicanalítica e na história, a fim de responder tais perguntas. A análise passa também pelo perfil inovador da Apple, como empresa que recentemente sempre esteve bem posicionada no mercado, devido à gestão inteligente de Steve Jobs. Ainda há análises feitas sob outros pontos de vista, com o objetivo de mostrar cada percepção diferente que o produto pode ter.

O livro é um bom exemplo de um estudo de caso de um produto, haja visto que os designers têm uma necessidade de saber sempre o que pode dar certo e o que pode dar errado.

O livro "iPhone: Objeto de desejo" está sendo vendido na Leitura, pelo link: http://www.leitura.com/descricao.php?id=394806



Fonte: Blog do livro "iPhone: Objeto de desejo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...