terça-feira, 28 de outubro de 2008

Um carro desenhado por pessoas comuns para pessoas comuns

The Homer, o automóvel criado por Homer J. Simpson
Imagem: Divulgação


"Um carro desenhado por pessoas comuns para pessoas comuns." Esse era o pensamento que Herbert Powell, meio irmão de Homer Simpson por parte de pai, tinha para salvar a sua empresa da falência, a fabricante de carros Powell Motors. Por isso ele escolheu seu irmão, um americano comum para essa tarefa, com o objetivo de fazer um carro para recuperar sua empresa.

Esse é o contexto do episódio "Oh Brother Where Art Thou", da segunda temporada da série "The Simpsons", de 1991. Nele, o "carro dos sonhos" dos americanos é projetado por uma equipe chefiada pelo famoso personagem de Matt Groening, e acaba se tornando um dos veículos mais estranhos já vistos. É um bom exemplo do que pode ocorrer se uma pessoa sem experiência for colocada para fazer um projeto. O carro, chamado de The Homer, possui elementos nada convencionais nem mesmo para os anos 90, em que o episódio foi feito.

Começando pela grade frontal, que era estilo Rolls Royce, e com um mascote, que era um jogador de boliche, pois é o esporte favorito de Homer. A opção por colocar como padrão uma buzina que toca a música "La cucaracha" também foi completamente pessoal, assim como a separação do habitáculo e também a traseira em forma de rabo de peixe, estilo completamente abandonado nos anos 50.

O carro, além de ser inacreditavelmente mal projetado, custava cerca de US$ 82,000 na época, e não teve nenhuma unidade vendida, levando Herbert Powell à bancarrôta.

Isso é apenas um exemplo de um desenho, que eu adoro por sinal, mas que poderia acontecer (e até acontece algumas vezes) na realidade. Nesse caso, o design não só contribuiria para criar um carro mais bem resolvido morfologicamente, mas também contribuiria para traduzir melhor as necessidades do consumidor. Muitas vezes as pessoas não sabem o que querem nem o que precisam, então elas não conseguem dar essa resposta com palavras, mas através da observação de suas ações é possível determinar esse "mistério".

Que o Homer volte a fazer apenas o que ele sabe, trabalhar na usina nuclear... Ou melhor, ele não sabe isso também, mas pelo menos ele não leva o Sr. Burns à falência.



Fonte: Skymotoring

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...