sexta-feira, 17 de abril de 2009

Linha de bolsas São Francisco, por Frederico Santiago M. Gattás

A Linha de bolsas São Francisco é um dos projetos que estiveram na Mostra de Projetos de Graduação da Escola de Design/UEMG. Não tinha publicado antes porque não tinha todas as informações sobre o projeto, mas o Frederico Gattás, criador da linha de bolsas, fez questão de me mandar material do projeto, que é muito interessante.

A proposta para o projeto era desenvolver uma linha de produtos para a Coonarte, uma cooperativa de artesãs, que fica localizada na região do Barreiro de Cima (Belo Horizonte/MG). As artesãs utilizam como matéria-prima retalhos de tecido, e isso ajudou na escolha das bolsas como tema do projeto. A comunidade fica localizada perto de uma das nascentes do Rio das Velhas, que deságua no Rio São Francisco (de onde vem o nome da linha). Esse contexto fez com que o principal intuito do projeto fosse resgatar essas origens, passando toda a cultura, tradição e história relacionados à essas pessoas, do ambiente e do rio para um produto artesanal.

A Linha de bolsas São Francisco é confeccionada em juta, cetim, retalhos de algodão e renda e é produzida pela Coonarte. É uma mistura interessante de conceitos, que vai do artesanal e do rústico ao delicado e suave. A linha é composta por uma bolsa, uma pasta A4, um squeeze bag, uma necessaire e um porta maquiagens, que são itens indispensáveis para muitas mulheres. Isso permite que elas se organizem com praticidade. Fotos:

Linha de bolsas São Francisco, por Frederico Santiago M. Gattás

Todos os produtos da linha

Necessaire da Linha São Francisco, indispensável para as mulheres

Squeeze Bag

Pasta A4

Foto da mostra que ocorreu no dia 20/12/2008

Foto da mostra que ocorreu no dia 20/12/2008


O movimento das águas inspirou o conceito “Caminho das Águas”, que por sua vez, inspirou um poema, que é uma alusão à vida das artesãs, indo de encontro aos seus sonhos. Neste, os peixes de pano representam as artesãs; o retalho dos rios, o contexto em que elas estão inseridas, lidando com as sobras, às margens; os mares de morro trazem à tona a paisagem mineira; e o mar representa os sonhos, as realizações, a dignidade, a grandeza e a plenitude humana.

O projeto tem como principal objetio ser como uma ferramenta de desenvolvimento humano para a comunidade. Posso dizer que o projeto faz muito mais do que isso, pois dá a comunidade uma identidade própria, já que seus produtos são a representação de sua história e cultura.

Agradeço ao Fred, que me enviou o material do projeto, e dou os parabéns pelo belo trabalho.

Um comentário:

  1. Nossa.........incrível. (Não consegui outro adjetivo...algo mais original...)

    !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...