sexta-feira, 10 de julho de 2009

Nome do produto: a questão que nunca cala

Essa é uma pergunta que eu acredito que todos os designers devem ter uma certa dificuldade para responder: "Qual vai ser o nome do produto?" Todos nós sabemos que o nome de um produto deve representar todos os aspectos que o designer achou conveniente explorar no seu projeto, e por isso o produto deve ter todo esse repertório gerado pelos processos de pesquisa e criação. E isso tudo resumido em apenas uma palavra ou duas no máximo.

Alguns designers recorrem à palavras que eles julgam representar bem todo o conceito do produto (muitas vezes em outras línguas), outros preferem dar nomes de pessoas conhecidas, lugares e até mesmo personagens ou histórias para as suas criações. Alguns designers até escolhem nomes de livros. Fica mais fácil se o nome é escolhido antes do projeto, pois aí o projeto é todo direcionado para justificar o nome, mas ocorre muito (e bota muito nisso) de o nome ficar por último.

Veremos aqui alguns casos de nomes e produtos, verificando se sua relação é justificável:

Brave New World - por Fresh West para a MOOOI

A luminária é uma homenagem ao famoso livro escrito pelo inglês Aldous Huxley no início do século XX, "Brave New World", conhecido como "Admirável Mundo Novo" em português. A história criada por Huxley descreve um mundo no futuro, onde a sociedade é rigidamente dividida em classes sociais, não há sentimentos, há uma droga para distrair as pessoas e os humanos controlam tudo com a ajuda de máquinas. A luminária é uma estrutura de madeira que lembra um mecanismo complexo, uma espécie de construção ou algo assim, mas não me lembra muito o cenário do admirável mundo novo.


Asas de Ícaro - por Ana Cecília Artiaga e Manuela Heffner (jóia finalista do concurso AUDITIONS Brasil 2008)

A história de Ícaro envolve o sonho do homem de querer voar, não enxergando nisso apenas como uma utilidade ou como meio de se locomover, mas a alegria e a sensação que isso causa. O produto foi perfeito em captar esse espírito, e o seu nome foi completamente coerente com a lenda grega que originou seu nome. Além disso, é uma jóia muito bonita.


Beetle - por Ferdinand Porsche para a Volkswagen

Parece um besouro para você? Não sei se é porque eu me acostumei com ele sendo chamado de Fusca, e por isso eu não associei a imagem dele a um besouro. Mas depois, dando uma olhada melhor, até que lembra mesmo. Já o novo nem lembra um besouro, apesar de se chamar New Beetle, mas ele não foi feito para isso.


iPod - Apple

O iPod é um dos produtos eletônicos mais famosos que existem atualmente, tanto que se tornou ícone da atual geração. O seu nome é uma homenagem ao filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick, outro ícone. O ano de lançamento do iPod foi o mesmo do título do filme e o produto tinha um aspecto parecido com o tema do filme (principalmente por ser branco), o que fez com que uma pessoa da equipe o batizasse de "pod", em referência a uma das falas de um personagem do longa metragem. Depois foi acrescentado o "i" minúsculo, característico de todos os outros produtos da Apple, como o iMac e o iPhone (este último ainda não havia sido lançado na época). É interessante a referência, porém achei muito complexa, e só quem viu o filme e se lembra da fala do personagem consegue identificá-la.

Eu poderia citar diversos produtos aqui e aposto que todos eles têm uma história repleta de curiosidades sobre o nome escolhido. Por enquanto vou deixar apenas essa análise, e se me ocorrer de colocar outras histórias aqui, quem sabe eu não coloco? Se quiserem me ajudar, é só sugerirem...

5 comentários:

  1. Ah cada um na sua, o designer projeta e o publicitário batiza... rsrsrs

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  2. Gostei da idéia por trás do nome "i-Pod"... acho que por ser complexa causa até uma certa curiosidade. Acredito que nomes derivados de histórias ou conceitos particulares do criador do produto é um atrativo a mais e ajuda no significado do produto na vida do consumidor, alem de sua utiliudade é claro.

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  3. Vários exemplos de nomes marcantes q eu me lembro eram mais óbvios, com os nomes sendo mais conhecidos q os produtos, como o próprio Kichute, mas o produto fica famoso só com o nome às vezes e não tem a qualidade desejada. Em alguns casos, não tem jeito, tem q ficar complexo mesmo, como nome de carro... Sem contar q corre o risco de sofrer alguma resistência de alguma certa cultura, q interpreta o nome de outra forma. É complicado!

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