segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O que o design poderia fazer pela indústria da música?

Há pouco mais de 5 anos estão falando que a internet poderá acabar com os lucros das gravadoras e de vários artistas. O formato digital, utilizado nos discos e videos que são vendidos pelas gravadoras, podem ser encontrados gratuitamente - porém ilegalmente - em vários sites de servidores web, muitas vezes até mesmo antes de serem lançados oficialmente. Isso fez com que a venda de CDs e DVDs caísse numa taxa assustadora, fato que deixa dúvidas sobre a continuidade da existência desses produtos. Além disso, os produtos piratas também são responsáveis por grandes perdas de lucros na indústria.


Alguns governos já estão planejando criar leis que punam as pessoas que baixam músicas na internet, principalmente na Europa. Porém, somente isso não vai impedir que as pessoas continuem acessando as músicas na internet, visto que no Youtube você pode encontrar praticamente qualquer música que tenha sido gravada.

Percebendo isso, alguns artistas que fizeram sucesso durante a carreira, numa época anterior a esses problemas, estão fazendo cada vez mais shows e lançando cada vez menos novos álbuns. No entanto, essa solução também não irá resolver o problema, pois serve apenas para aquelas bandas conhecidas internacionalmente e que tenham uma disputa muito grande pelos ingressos, podendo colocar preços mais altos nos bilhetes.

Acredito que o design é uma ferramenta que pode ser utilizada para ajudar a indústria da música. Seria necessário fazer um estudo mais amplo para ver em quais campos o design pode atuar, mas pensando no mais básico, uma nova embalagem por exemplo, podemos ver que já foram alcançados resultados interessantes quando apenas o mínimo foi feito. Um exemplo disso é a embalagem feita para o DVD do filme "Simpsons: The Movie", que é em formato de uma rosquinha. Quem assiste "The Simpsons" sabe que a rosquinha é uma das comidas preferidas de alguns dos personagens principais do desenho e é um alimento que é muito comum na culinária dos Estados Unidos. É uma forma de fazer um item de valor inestimável para os fãs. Veja:

Embalagem do DVD de "Simpsons: The Movie"
20th Century Fox


Outro exemplo, este um pouco mais antigo e é o que eu me lembro nesse momento, é a coleção de CDs do Iron Maiden lançada numa embalagem que é a cabeça de Eddie, o mascote da banda. Utiliza o mesmo princípio da embalagem rosquinha de "The Simpsons", tornando-se um item de valor inestimável para os fãs e que é vendido em edição limitada. Veja:


Embalagem da coletânea de CDs do Iron Maiden
EMI


Esses são apenas alguns exemplos. Agora eu não me lembro de outros, mas tenho certeza que existem muito mais coisas a se pesquisar. Mas isso já é o suficiente para ver que as gravadoras e os artistas podem continuar tranquilos nos seus trabalhos se pensarem em uma forma mais planejada de vender música, inserindo o design no contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...