quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Camisas estampadas estão em alta na Copa do Mundo

Algumas camisas de seleções lançadas para a Copa do Mundo de 2010 até agora possuem um detalhe em comum que foi praticamente deixado de lado durante os anos 2000: as estampas. Desde a entrada da Nike no mercado do futebol, por volta de 1996, não me lembro de camisas que explorassem estampas como elementos gráficos, com excessão de algumas camisas do México.

A primeira camisa totalmente estampada foi a da Holanda, com a qual foi campeã da Euro 88. Depois dela, várias seleções e clubes passaram a utilizar camisas totalmente estampadas até meados da década de 1990. A camisa do Brasil de 1994 tinha uma estampa com os três escudos da CBF referentes aos 3 títulos mundiais que a seleção tinha na época. Veja os dois modelos:

Camisa da Holanda de 1988
Produzida por Adidas

Camisa do Brasil de 1994
Produzida por Umbro


As marcas voltaram a utilizar esses elementos nas camisas, possivelmente como elemento de diferenciação de uma seleção para a outra, já que muitos torcedores reclamam que as camisas da mesma marca são praticamente iguais, só mudando as cores.

Os lançamentos da Adidas de seleções como Rússia (não vai jogar a Copa do Mundo), Dinamarca, México e Japão mostram essa tendência:

Camisa da Rússia 2010/2012
Produzida por Adidas
Divulgação

Camisa da Dinamarca 2010/2012
Produzida por Adidas
Divulgação

Camisa do México 2010/2012
Produzida por Adidas
Divulgação

Camisa do Japão 2010/2012
Produzida por Adidas
Divulgação


Até a Puma, marca que sempre foi caracterizada por fazer camisas limpas, salvo raríssimas excessões, utilizou-se de detalhes estampados nas camisas de suas seleções. A maioria das seleções patrocinadas pela Puma são africanas, o que requer uma diferenciação nos detalhes. As cores desses países muitas vezes são parecidas, e as boa parte dessas camisas possuem as cores verde, amarelo, vermelho e preto. Veja alguns detalhes no ombro direito nas camisas da Costa do Marfim (elefante) e Gana (estrela):


Camisa da Costa do Marfim 2010/2012
Produzida por Puma
Divulgação

Camisa de Gana 2010/2012
Produzida por Puma
Divulgação


Nem todas as marcas lançaram seus produtos para o mundial da África do Sul. A Nike ainda não lançou os modelos de 2010, incluindo o da seleção brasileira. Não é muito comum que a marca tenha uniformes estampados. Será que virá alguma novidade por aí?

Eu gosto das camisas estampadas. Elas diferenciam as camisas de seleções diferentes patrocinadas por uma mesma marca e ainda revelam detalhes que somente as cores não conseguem mostrar.


Fonte: Camisa de Futebol, Minhas Camisas, Na Copa



Música oficial desta postagem:
Slayer - Born to be Wild (cover do Steppenwolf)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...