terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os bonecos que fazem sucesso com crianças e adultos

Os bonecos são figuras de personagens feitas geralmente em plástico e são conhecidos por todos nós. A nossa infância sempre foi marcada por um destes, pois quando chegava o nosso aniversário ou o natal (no meu caso, os dois são praticamente ao mesmo tempo), ficávamos insistentemente incomodando nossos pais querendo o mais novo lançamento do boneco do personagem que estava na moda. Eu me lembro muito bem da minha época, quando o sucesso eram os Cavaleiros do Zodíaco e suas armaduras que podiam ser montadas nos bonecos. Tinha vários cavaleiros, pra tudo quanto é gosto, e os de bronze eram os mais populares entre a criançada. Mas também já passei pelas épocas do G. I. Joe, Thundercats, Power Rangers e milhares de outros personagens que estavam presentes na televisão.

Os bonecos, no entanto, não são um sucesso apenas entre as crianças. Já cansei de ver filmes, séries e desenhos animados norte-americanos satirizando algumas pessoas por causa de sua coleção intocável de bonecos de Star Wars. Essas pessoas realmente existem, e fazem de tudo para conservar os seus brinquedos, deixando-os inclusive na embalagem.

Mas nos últimos tempos tenho visto uma forma mais "saudável", digamos assim, de colecionar esses bonecos. Nos últimos anos, foram lançados bonecos principalmente de ícones da música e do esporte, que não são direcionados a um público específico, mas que fazem sucesso com crianças e com adultos, sejam estes colecionadores ou não. Os bonecos de jogadores de futebol, por exemplo, utilizam a imagem do maior ídolo do clube em uma pose característica dele, e é claro, usando a camisa do time. Veja um exemplo, o boneco do Reinaldo, maior jogador da história do Atlético-MG:

Boneco Reinaldo
Foto: Divulgação
Fonte: R7


Também são utilizados ídolos do momento, jogadores conhecidos no mundo inteiro que estão de passagem pelo clube, como foi o caso de Ronaldo no Corinthians. A popularidade dos bonecos de Ronaldo deve ter aumentado ainda mais com o anúncio da sua aposentadoria dos campos de futebol. Veja o boneco:

Boneco Ronaldo caricatura
Foto: Divulgação
Fonte: Abril


No caso do futebol e de outros esportes, podemos colocar junto com os bonecos os álbuns de figurinhas e cards, que têm feito cada vez mais sucesso com o público adulto. Na música, o exemplo que eu vou dar é o Iron Maiden, mas poderia ter utilizado inúmeros ídolos musicais. O interessante desse exemplo é que os bonecos relacionados à banda não são feitos com base na imagem de nenhum dos instrumentistas ou mesmo do vocalista, e sim com base em seu integrante mais famoso: o mascote morto-vivo Eddie. Veja um dos últimos lançamentos da Neca, com referência no Eddie que fica na capa do disco The Final Frontier, de 2010:

Boneco Eddie The Final Frontier
Foto: Jeff Saylor


Com isso quis mostrar uma forma interessante de faturar com produtos que possuem um fator emocional muito grande, e que agradam adultos e crianças. Os personagens já estão construídos, basta apenas aproveitar este status.

5 comentários:

  1. isso me lembra a promoção da coca os mini cracks, abraços ai man.

    ResponderExcluir
  2. Ótima lembrança! Eu lembro q tinha um tal de trio especial, q era o Romário, o Ronaldo e o Dunga, q tinha q tirar na sorte, uma tampinha premiada... Isso pq o Ronaldo era patrocinado pela Brahma, aí não poderia sair com a marca da Coca-Cola, e a bola dele era dourada... Mto legal, valeu!

    ResponderExcluir
  3. Agora tem q lançar o do Richarlisson pro galo. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu sou doido com o Eddie ciborg do Somewhere in Time!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...