quinta-feira, 17 de março de 2011

E o Oscar vai para...



Assistir novelas não é uma atividade que realizo com freqüência, e na maioria das vezes em que assisto é para esperar o programa seguinte, geralmente futebol, quando pego o final do capítulo da novela. Eis que estava passando a novela das 9 da Rede Globo, Insensato Coração, e ao ver um pouco da trama, percebi que o personagem do ator Lázaro Ramos era designer de produtos.

Eu já imaginava que ele seria um designer fora de série, já que o mundo das novelas nem sempre retrata com veracidade o mundo real. Ele estava prestes a receber um prêmio: Melhor Designer do ano. Achei bem curioso e diferente esse prêmio, tendo em vista que era uma premiação que dava uma importância nunca vista ao mundo do design na vida real. Geralmente os prêmios de design são para os melhores projetos e não para os melhores profissionais, o que eu acho muito mais coerente, pois dá mais valor a todos os profissionais que participaram de certa forma, e não só a um como no prêmio da novela. Além disso o evento era cheio de luxo, com convidados VIPs e incrivelmente importante para todos que estavam na trama.

Ainda, segundo observação da minha amiga e designer de produtos Fernanda, do blog Nanda fala..., o escritório em que o personagem trabalhava parecia uma clínica de tão limpo, não tinha nenhuma geração de alternativas sequer na parede, ou mesmo um sketch e nem sinal de um modelo inacabado coberto com massa, esperando ser lixado. Infelizmente isso mostra como é distorcida a visão do design pelas pessoas, é só uma palavra que virou moda. Hoje alguns produtos mostram o design como se fosse um adjetivo, indicando que se ele tem "design" é bom, em vez dele ser bom por ter sido originado por um projeto coerente de design. Além disso muitas pessoas associam o design somente a luxo e sofisticação, o que não é verdade na maioria das vezes, tendo em vista que produtos destinados à diversas classes sociais passaram por processos de design.

Mas nem tanto ao mar nem tanto à terra. Aliás, melhor seria se os envolvidos na produção da novela estivessem com o pé na terra. E se parece que eles não estão com os pés fincados no chão, pelo menos a pontinha dos dedos está pisando lá. Isso porque há alguns elementos da novela que refletem o verdadeiro universo do design, como quando eu vi o personagem de Lázaro Ramos desenhando à mão livre, fazendo um croqui (tudo bem que provavelmente não era a mão dele). Isso mostra para alguns desavisados que a criação vem da nossa imaginação e não de um computador que cria conceitos para nós.

Outro destaque é para o iF Design Awards, prêmio conceituado mundialmente que foi mencionado na novela. É ótimo que tenha isso, pois o design tem tanta competição quanto outras áreas da indústria, e mostrar que a carreira de um designer passa por decisões difíceis e fazer bons projetos para ganhar concursos refoça o quanto um profissional tem que trabalhar para chegar a um bom resultado!

Personagem de Lázaro Ramos com uma peça gráfica do iF Design Awards
Fonte: Rede Design Brasil


E o Oscar vai para... Bom, por enquanto não vai para ninguém. Não pela atuação do elenco nem pela produção e direção da novela, lógico, longe de mim julgar isso, nem pensei dessa forma. Mas não vai para ninguém pelo fato de que ainda há muita distorção na cabeça das pessoas sobre o que é o design, e não necessariamente a novela vai conseguir melhorar essa impressão, talvez até a deixe um pouco mais distorcida. Ainda temos que conviver com o famoso "você é design e faz designer"? E ainda vamos conviver por algum tempo. Mas pela iniciativa de colocar o design numa novela de horário nobre, o autor Gilberto Braga merece uma menção honrosa. Se o design está lá, num local tão importante para a cultura popular brasileira, é porque as pessoas reconhecem que ele interfere em suas vidas e isso acaba refletindo nos programas de TV que elas vêem. E se isso ocorre, talvez as pessoas vejam que ele não está tão longe, preso num mundo de luxo.

Veja uma amostra do designer André, personagem de Lázaro Ramos, apresentando um produto numa reunião e depois dando "uns pegas" em uma mulher que fez várias críticas ao seu projeto, o que, a propósito, não é o que quero focar. Não aconselho fazer isso para tentar consegui uma aprovação de conceito! Só na novela mesmo pra isso dar certo. Enfim, veja:




Fonte: Rede Design Brasil

3 comentários:

  1. esse video foi transmitido na globo?
    style ei mseu rodrigo, ou depois vc tem que vimaki na moradia conhecer onde faço os freela, to afim de apreder 3D max, to aki olhando uns tutoriais e vou encarar, hehehehehhe, abraços ducesar, tamo ai so contacta.

    ResponderExcluir
  2. É possível que tenha ele completo no Youtube, mas eu não pesquisei. Ele apareceu num dos capitulos da novela Insensato Coração. A minha intenção era colocar um video do personagem fazendo um sketch, mas não consegui encontrar.

    O 3DS Max eu tb estou na batalha até hj, mas pelo menos agora eu já consegui fazer algumas coisas (na verdade foi só o Netinho 3D). No q eu puder ajudar aí pode me falar, apesar de não ter muito conhecimento... rs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...