sábado, 9 de abril de 2011

Multishow estréia reality show sobre design com Phillippe Starck


Estava assistindo televisão há pouco e passei pelo canal Multishow, que estava exibindo um programa chamado "Phillippe Starck's School of Design". É um reality show que conta com a participação de 12 designers/estudantes, que passarão um tempo em Paris enfrentando desafios de projeto para que seja escolhido um vencedor, no estilo de "O Aprendiz".

Era óbvio que um dia teríamos um relity show de design, já que este tipo de programa virou febre. Já temos por aí programas de marketing, moda e culinária, e agora é a vez do design. A escolha de Phillippe Starck para comandar o programa é óbvia, já que ele é considerado o designer mais famoso do mundo e tem carisma, ou seja, é um perfil adequado para ser o juiz e apresentador do programa. A única coisa em que ele pode deixar a desejar é no seu carregado sotaque, pois o programa é de uma TV do Reino Unido e só possui candidatos deste país, e às vezes fica difícil entendê-lo falando inglês. Imagino que para os candidatos isso poderia influenciar um pouco, principalmente se estiverem nervosos. O programa se passa em Paris, pois além de ser a casa do famoso designer, ainda acrescenta um ingrediente de drama para o participante do reality show, pois ele terá que atravessar o Canal da Mancha em uma viagem na qual irá lamentar todas as oportunidades perdidas.

Como não acompanhei o programa todo e nem sei as regras (nem desejo saber), não tenho como falar nada mais sobre ele. Só sei que o programa será exibido todos os sábados, às 9h, com uma reprise às 16h30m. Quem estiver interessado, procure na internet e com certeza achará os videos do programa, talvez até no próprio site do Multishow.

Segue um teaser de apresentação do programa em video, veja abaixo:



Em teoria, um reality show desses não seria completamente fiel ao processo de design, tendo em vista que na TV tudo é mais exagerado e não há uma noção muito boa do que foi feito, já que tudo é editado e o programa é resumido em apenas meia hora. Mas eu não estou dizendo que ele será obrigatoriamente desse jeito. Talvez seja um jeito interessante de mostrar como é o processo de design dos profissionais do Reino Unido, e até do próprio Starck. E meia hora pode ser um tempo que não fique cansativo. E talvez seja uma boa forma de mostrar para as pessoas que estão de fora como é o nosso trabalho, e com certeza essa forma é melhor do que está sendo na novela.

2 comentários:

  1. Pode deixar q daqui a pouco lançam uma versão brasileira disso, com o Hans Donner na apresentação... Hehehe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...