segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Europa - Parte 9: Londres, Reino Unido

A demora para publicar a última parte foi devido a uma mudança de endereço. Vocês devem saber como é, né? Até arrumarem a internet, que foi o último serviço a ser regularizado, demorou mais de 1 semana. Mas aqui estou, e com todos os recursos necessários para continuar.

Depois do museu fui fazer as últimas partes do roteiro. Fui para a Tower Bridge, que é, segundo os britânicos, a ponte mais conhecida no mundo. Não sei se é verdade, mas com certeza é uma das pontes mais bonitas que existem. A ponte foi inaugurada em 1894 e foi uma construção muito importante na época, pois a região leste de Londres, o East End, estava em cresimento e era necessária uma travessia sobre o Tâmisa que suportasse o tráfego de veículos, mas que ao mesmo tempo permitisse a passagem de barcos sob a ponte. Foi feito um concurso em 1876 e o projeto do arquiteto Horace Jones foi escolhido. Antes de ser posto em execução, o projeto foi revisado em conjunto com John Wolfe-Barry e o sistema de elevação foi alterado para um sistema hidráulico.

O museu da ponte é acessado por uma das torres, na margem sul do rio. Dentro dela, há um elevador que leva os visitantes para as passarelas, que antes eram usadas pelos pedestres. Lá temos um video que conta a história da construção da ponte em detalhes passando o tempo inteiro. Nas passarelas, há uma exposição contando alguns casos curiosos sobre a ponte, como em 1952 quando um motorista de ônibus atravessou a ponte enquanto ela estava sendo levantada, pois não houve sinal sonoro avisando da manobra. Ele literalmente decolou o veículo, passou alguns segundos no ar sobre a ponte e ainda consegui levar todos para a outra margem com segurança. Veja:









Depois de visitar o museu da torre, era hora do almoço, mas não estava vendo nenhuma opção de restaurante por perto. Atravessei a ponte e vi o Tower of London, outro museu que queria visitar. Fui em sua direção para ver se achava algum lugar para comer e acabei achando um KFC do lado. Foi a salvação! Depois de comer, finalmente pude entrar no museu.

A entrada do Tower of London era quase 20 libras! Muito caro, mas quem me recomendou falou que, mesmo assim, era altamente recomendável entrar. E eu consegui um desconto através de um site, o 2 For 1 London, que eu recomendo entrar caso queiram obter descontos nessa e em outras atrações. Se você se cadastrar no site, poderá obter 2 entradas pelo preço de 1 na maioria dos casos, e em alguns casos até mesmo um desconto. Como eu estava com outra pessoa, então esse esquema funcionou e eu paguei aproximadamente 10 libras pelo meu ticket. Boa parte da história de Londres e da Inglaterra está presente nesse local. Armas, armaduras, objetos pessoais da realeza, presentes recebidos por eles e mais uma infinidade de objetos. Tudo é muito interessante e bem organizado. O museu é dividido em setores, sendo o mais concorrido o setor das jóias da realeza, no qual eu não entrei. O museu possui jogos que permitem simular o uso de armas como arco e flecha, o que deixa a experiência ainda mais legal. Veja como foi a visita:









Outro destaque é uma armadura que está registrada no Guinness Book como a de maior estatura do mundo. Com 2,06 m, com certeza era o cavaleiro que metia mais medo nos inimigos. Se hoje em dia uma pessoa com essa altura ainda surpreende, imaginem na época desse homem? Isso era muito incomum para a época, pois as pessoas tinham menos estatura, então isso deve ter gerado uma série de lendas sobre ele. Também havia uma armadura japonesa muito bonita que não sei dizer bem se era presente ou se foi trazida depois de alguma batalha. Veja:










No setor que abordava batalhas mais recentes, no caso da I Guerra Mundial para frente, havia muitas medalhas, equipamentos, armas e ítens referentes ao período. Também havia interatividade nessa exposição, com uma mochila que simulava o peso que os soldados carregam nos campos de batalha, que são mais de 40kg! Havia ainda bustos de Hitler e Mussolini, que provavelmente foram recolhidos por soldados britânicos ao vencerem uma das batalhas da II Guerra. Veja algumas fotos:








Esta foi a última parte da minha viagem, ou melhor, pelo menos eu achava. Na verdade o dia seguinte reservou um contratempo, pois o meu vôo de Lisboa para BH teve um overbooking e eu tive que ficar mais um dia lá. Mas o cansaço não me deixou fazer nada em Lisboa. Mas quem sabe numa próxima oportunidade?

Espero que vocês tenham gostado do meu roteiro, e se quiserem fazer perguntas ou pegarem alguma dica, deixem um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...