terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um estudo sobre a indústria chinesa, pelo blog Core77

Foi publicada uma série de postagens muito interessantes no blog Core77, do mesmo administrador do Coroflot, sobre a questão da fabricação de produtos na China. Até agora foram 3 publicações sobre o assunto que também já foi discutido no Design 7th. O pessoal do Core77 analisou primeiramente um produto chinês considerado inferior aos seus similares, no caso um volante de máquina de costura. Podemos ver que, mesmo comparado a um produto americano feito há mais de 100 anos, a qualidade de processo de produção do produto chinês é pior, deixando-o excêntrico, o que compromete seu funcionamento. Além disso, o projeto da peça e o acabamento também possuem falhas, enquanto seu centenário competidor, mesmo com tanto tempo de uso, tem um projeto mais adequado e ainda mantém as características originais. De acordo com o autor da postagem, isso se deve ao fato do produto chinês não possuir competição e nenhum incentivo para fazer com qualidade, e por isso pode ditar as regras do mercado para esse produto. A postagem pode ser vista aqui. Segue o exemplo:



Já em outro caso, temos um prédio de 30 andares que levou apenas 15 dias para ser levantado. Isso por si só é impressionante, pois demanda uma qualidade de processos e logísitca nunca antes vista na construção civil. Mas o prédio não só foi bem construído, como também foi bem planejado. O edifício composto de partes pré-fabricadas é resistente a um terremoto de magnitude 9.0, possui iluminação especial e outros certificados verdes que resultam em um consumo de energia até 5 vezes menor que um edifício comum, além de ter produzido apenas 1% de resíduos em sua construção. Uma boa eficiência, provando que nem tudo o que é rápido é mal-feito. A postagem pode ser vista aqui, e a seguir o video sobre a construção, que já possui mais de 4 milhões de visualizações:




Já na terceira postagem, o Core77 explora a questão trabalhista na China e o principal motivo de várias fábricas terem se instalado lá. Sabemos que os trabalhadores de lá aceitam condições que não seriam aceitas em quase nenhum outro lugar no mundo, e eles tentam explicar como isso "obriga" que as empresas levem suas linhas de produção para lá e como nenhuma fábrica nos Estados unidos seria capaz de igualar a produção de uma indústria instalada na China. A postagem pode ser vista aqui.

Considero a análise que fiz na postagem "Uma pequena diferença de atitude" parecida com o que foi constatado nos exemplos acima. Não há dúvidas que existe vários exemplos para bons e péssimos produtos vindos da China. Enquanto eles tiverem esse diferencial de mão-de-obra, poderão ditar as regras do mercado, tanto para melhor quanto para pior. Exemplos como os do volante de máquina de costura, em que o produto é inferior a um outro produzido há mais de 100 anos, nos deixam receosos, mas ao mesmo tempo vemos o caso do incrível prédio de 30 andares construído em 15 dias com características verdes e resistência a terremotos, o que nos deixa ansiosos por ver o que este país pode nos oferecer.



Fonte: Core77

Um comentário:

  1. eh verdade q nem todos os produtos chineses são ruins mas tem uns tb em?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...