quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Eventos: IV Bienal Brasileira de Design - Parte 3

Ontem fui na "Mostra Geração Casa Brasil", mais uma das exposições que compõem a programação da IV Bienal Brasileira de Design. Pretendo ir a mais eventos da bienal, mas optei por esta exposição, que ocorre no Museu das Minas e do Metal, porque ela irá encerrar no dia 28 de outubro agora. Não deixe de ler a cobertura do blog Design 7th das mostras "Da mão à máquina", "Prêmio Sebrae Minas Design", "IDEA Brasil" e "Design de carros no Brasil: ruptura e inovações", e se quiser mais informações, confira outros eventos programados para a bienal de design no site oficial.


Fotos: César Pinheiro


A "Mostra Geração Casa Brasil" foi organizada pelo projeto Orchestra Brasil, com apoio da Apex-Brasil, e reúne projetos de 20 designers de móveis que participam regularmente da feira que dá nome à exposição, através do prêmio Salão Design ou de seus projetos especiais. A feira, que ocorre todo ano em Bento Gonçalves/RS, é um dos eventos mais tradicionais do setor e é onde podemos ver o lançamento de tendências e a valorização do design na indústria moveleira. Veja alguns desses projetos:




Namoradeira Zaha, por Porfírio Valadares para América

Poltrona Lounge, por Luiz Pedrazzi

Mesa Luana, por Projeto 3 Design para Finotoc
Poltrona Cim, por Juliana Llussá para Llussá Marcenaria

Poltrona Shell, por Estúdio Bola para América

Banco Infinito, por UNT Design para Móveis Daf

Luminária Desdobramento, por Marton & Marton e Allê Design

Poltrona Abraço de Fibra, por Eulália Anselmo para Prima Design
Fotos: César Pinheiro


A organização do evento me ofereceu um pendrive com informações mais detalhadas sobre cada projeto. O objeto era uma pulseira de borracha que continha a marca da Orchestra Brasil. Achei muito boa idéia fazerem isso, pois apesar de ter as informações sobre todos os projetos expostas, não é possível absorver tudo de uma vez, e é bom ter esse material extra para levar apra casa. Veja:

Pendrive com informações dos projetos da mostra
Foto: César Pinheiro


A mostra é uma exposição bem específica do grupo que faz parte do Orchestra Brasil, mas vale a pena ser vista porque lá estão muitos projetos bons. Não é a toa que o concurso Salão Design é um dos principais do Brasil, e a qualidade dos projetos participantes só poderia resultar numa exposição realmente interessante.

Por último, para quem não conhece, uma foto da Praça da Liberdade, um dos pontos turísticos de Belo Horizonte e onde fica o Museu das Minas e do Metal:

Foto: César Pinheiro

Um comentário:

  1. Deve ser um evento bem interessante :)
    Boa oportunidade para os designers mostrarem seus talentos e lançamentos, além de buscar um pouco de inspiração e contatos.
    Belíssimas fotos, e muito legal mesmo a ideia do Pendrive, realmente é difícil memorizar todas as informações dadas durante um evento.

    Excelente post!
    :}

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...