quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cerveja e Design: Parte 1

Depois dos temas "Futebol e Design" e "Música e Design", agora chegou a vez de criar outra seção com base em outro tema que gosto muito, cerveja! Postarei e analisarei aqui nesta parte alguns dos rótulos e embalagens mais marcantes do universo cervejeiro, principalmente aqueles que fazem com que o consumidor perceba que aquela cerveja tem algo especial e tenha curiosidade em experimentá-la. Lembrando que existem vários tipos de cerveja, e muitas delas são especiais, por isso é válido fazer uma análise deste mercado que tem crescido a uma taxa superior a 18% nos últimos anos.


De Molen Op & Top - English Bitter (Brouwerij de Molen)

O rótulo da cervejaria holandesa De Molen é bem simples. Parece apenas uma etiqueta, ou mesmo uma bula. Isso é muito legal se pensarmos que é uma cerveja especial e artesanal, e esse rótulo faz com que o possível consumidor tenha esta impressão. Quando olhamos para ela, podemos pensar que ela acabou de sair da fábrica, quase que customizada para o nosso consumo. Porém, é interessante lembrar que inúmeras outras cervejas da fábrica possuem o mesmo estilo de rótulo, e quando há uma prateleira cheia de produtos desta cervejaria, pode ser criada uma confusão até mesmo para os cervejeiros mais experientes.



Schornstein IPA - India Pale Ale (Cervejaria Schornstein)
 
 A cerveja brasileira com estilo inglês possui um rótulo que lembra o famoso uísque Jack Daniel's. Este estilo monocromático com fundo preto caiu muito bem para o tipo de cerveja artesanal, e consegue destacar o produto justamente pela simplicidade. É um caso bem parecido com a cervejaria De Molen, porém o designer optou por usar cores diferentes para os estilos diferentes de cerveja produzidos pela Schornstein, o que ajuda muito. Também achei bom o nome do estilo ser a principal informação da embalagem, pois muitas vezes os cervejeiros se referem às cervejas pelo nome da fábrica e estilo apenas.



Trooper - English Bitter (Robinson's Brewery)

O rótulo da cerveja do Iron Maiden tinha que ter uma imagem de Eddie, logicamente. Os idealizadores do produto batizaram a cerveja tipo ale de Trooper e utilizaram a capa do single com o mesmo nome como rótulo. Isso, por um lado, é bom para os fãs, pois já sabem do que se trata. Provavelmente comprarão a cerveja muito mais pela ligação sentimental com a banda do que pela qualidade do produto em si. Porém, para mim que sou fã da banda e fã de cervejas especiais, gostaria que fosse feita algum rótulo de forma diferente, e talvez utilizando uma garrafa menos comum, pois fica parecendo que é só mais um merchandising qualquer com a marca da banda. E olha que a cerveja tem muita qualidade! A embalagem com imagens de guerra é proibida na Suécia, o que fez com que,  para este país, tivessem que fazer um rótulo diferente.



El Hijo del Vampiro - Red Ale (Cervecería Sagrada)

 
Esta cerveja já pode ser associada ao México sem ao menos lermos seu rótulo. Talvez a Corona seja a "breja" mais famosa do país, mas sem dúvida a que mais tem cara de México é a El Hijo del Vampiro! A "lucha libre" é uma das características mais marcantes e bem humoradas que se pode escolher desse local, e por isso muito bem selecionada para ser tema de uma cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...