quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cerveja e Design: Parte 5 - O design da Tulipa

Após falar nas postagens passadas dos designs do pint e da caneca, hoje o tema da série sobre o design dos copos de cerveja é a tulipa. O copo tulipa tem este nome pois seu formato lembra a flor de mesmo nome (ver imagens abaixo). Ele é semelhante ao cálice, mas possui uma curvatura extra na parte superior que aumenta o diâmetro da sua boca. Segundo Ronaldo Morado, isto "permite a expansão dos aromas mais voláteis e dá ao degustador o espaço para sorver o líquido sem tocar a espuma."
 



É importante dizer que no Brasil chama-se erroneamente o copo pilsner ou lager de tulipa (ver imagem abaixo). A cerveja lager é pouco complexa em comparação às golden strong ale e dark strong ale, então elas podem ser tomadas em uma tulipa, apesar de não ser o mais adequado. Mas por favor, nunca tome uma cerveja strong ale em um copo lager, pois vai perder partes importantes do processo de degustação de uma cerveja complexa.



Os copos tulipas, que podemos até chamar de taças, são delicados, com uma parede fina e feitos de cristal. Portanto, ele é indicado apenas para cervejas especiais, complexas e com bastante creme, como a Duvel. São copos que geralmente estão na coleção de apreciadores mais experientes e que gostam de cervejas mais raras, mas é um item que vale a pena investir, pois só assim é possível explorar ao máximo o potencial de algumas bebidas.



Fontes: "Larousse da cerveja", livro escrito por Ronaldo Morado e Brejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...