quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Design de relógios

Apesar de ter sido deixado de lado por muitos por causa do telefone celular, o relógio de pulso é um acessório que ainda encanta muitas pessoas, é um símbolo de poder e status, ou às vezes serve mesmo apenas para olhar as horas. Eu posso confessar que sou fã desse acessório, desde que ganhei meu primeiro Timex em 1997. Depois dele, foram mais 2 Timex da linha IronMan, 1 Nike e Casio. Rolex eu ainda não tive oportunidade de ter, mas também não é uma prioridade. Eu gosto mesmo é dos mais tecnológicos, voltados para o esporte, e dos mais conceituais.

Mesmo assim, Rolex é um sonho praticamente de todo mundo. Ou melhor, já foi. Hoje é mais difícil ver alguém com um deles ou querendo comprar algum, mas ainda é um produto de luxo, é uma jóia. Veja um modelo:

Rolex Oyster Perpetual Day-Date
Fonte da imagem: BusinessWeek


Por causa dessa nova realidade em que o relógio pode ser facilmente substituído, o design passa a ter a muito mais responsabilidade de torná-lo um ícone para o consumidor, que irá comprá-lo por motivos muito mais ligados à emoção do que à função. Evidentemente, os clássicos relógios de ponteiro ainda têm o seu lugar garantido, principalmente os que estão associados ao poder e ao luxo, mas algumas marcas conseguem transformar relógios básicos e simples em objetos de desejo. Um exemplo disso é a Swatch, marca suíça que segue o caminho inverso das suas compatriotas. A Swatch se destaca por incluir o design gráfico como ferramenta essencial para a criação de suas coleções, e transforma uma peça simples em uma variedade de opções para os consumidores. Alguns são tão fãs do produto que chegam a colecionar os lançamentos da empresa. Veja as imagens:

Modelos 60's Style, Orangeade Drive e Urban Scene, da Swatch
Fonte da imagem: Retro To Go


Para os digitais, a situação não é muito melhor, pois eles sofrem mais ainda com a capacidade do celular de realizar a mesma função e ainda perdem mercado para os produtos importados da China. Não é comum que os digitais sejam sinônimo de qualidade e de luxo, nem são tidos como sonhos de consumo, o que acontece com os Rolex, por exemplo. Então a solução que tenho mais visto é a exploração do aspecto morfológico do relógio. Temas como Fórmula-1, personagens de filmes e tecnologia, entre outros, já foram explorados na hora de criar conceitos para relógios digitais de pulso. Veja alguns conceitos:

Spectrum e-ink watch concept, por Seiko
Fonte: I4U News

F1/Carbon GMT, por John Pszeniczny
Fonte: Yanko Design

Luna Watch, por John Pszeniczny
Fonte: Yanko Design

Draught Watch, por Benjamin Wysk
Fonte: Yanko Design


Acho que essas propostas são o perfil de relógio que será utilizado num futuro mais próximo, mas muito mais pelas pessoas que amam seus relógios, que estão acostumadas a utilizá-lo. Ou então isso:

Timex TX54 Concept, por Napoleon Merana, Steffen Schubert e David Takacs
Fonte: Divulgação


Essa é a evolução do conceito de relógio de pulso: o relógio de unha. O conceito foi criado por Napoleon Merana, Steffen Schubert, e David Takacsno para o concurso "Timex 2154: the future of time", realizado pela Timex em parceria com o site Core77 (http://www.core77.com/). É um tanto quanto difícil imaginar como isso funcionaria. Mas isso é o de menos, as grandes idéias sempre parecem impossíveis quando criadas. Interessante o relógio de unha, espero que seja bem fácil acertar a hora e enxergar os números.

Enquanto eu não tenho pretensões de adquirir nenhum desses modelos, vou levando a vida com o meu clássico Timex IronMan. Para mim, a mistura entre metal e borracha faz desse relógio um clássico. Veja:

Timex IronMan 53952
Fonte: Nippon Importadora


Eu tentei mostrar aqui alguns dos relógios mais marcantes que eu me lembro, mas principalmente alguns conceitos. Gostaria então de deixar o espaço aberto para sugestões, pois eu sei que essa seleção que foi feita para essa postagem é muito restrita em relação ao número de produtos que existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...