quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Design vende

Nos últimos anos, a palavra design tem sido incorporada - algumas vezes de forma exagerada - em alguns produtos e serviços. Isso fez com que as pessoas associassem o design a uma coisa de qualidade, bem feita, mas que elas não sabem bem o que é. Hoje temos hotéis design, design de sobrancelhas e outros serviços e produtos que por vezes não têm como base o conceito original da palavra e que em nada lembram a verdadeira função da profissão. O exagero é prejudicial para qualquer coisa. As pessoas podem se enjoar de ouvir esta "novidade" e recusar produtos e serviços que possuem essa qualidade. Um exemplo que eu considero prejudicial, que foi aplicado por uma marca que tem bastante base para trabalhar com design industrial, mas que considero estar contribuindo para que a palavra se desvalorize é a Kia.

Com o lançamento do "carro design", a empresa buscou criar um novo segmento de categoria no setor automotivo. Não considero o Kia Soul como um novo segmento, e talvez nem eles mesmos considerem, mas eles se utilizaram da palavra design apenas para ajudar a vender o carro. Veja algumas fotos do carro:

Imagem: Divulgação



As pessoas estão ficando cada vez mais conscientes, e o design está ficando cada vez mais relevante para elas. Esse tipo de promoção pode até fazer com que o design entre na cabeça das pessoas, mas também pode atrapalhar um longo processo de evolução da conscientização da verdadeira função do design. Design está ficando banalizado. Mas em compensação, as empresas querem design nos seus produtos, cada vez mais. Se os designers souberem se aproveitar, eles podem conseguir subir mais de um degrau de uma vez.



Fonte: Carplace



Música oficial desta postagem:
Angra - Wuthering Heights (cover de Kate Bush)

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