terça-feira, 26 de abril de 2011

Guitarra Lado Earth, por J. K. Lado

Depois de rever uma postagem que fiz com o tema design de guitarras (clique no link para acessá-la), descobri que estava faltando uma das guitarras mais interessantes que eu já tinha visto. Para não cometer uma injustiça, decidi então dedicar este post somente a ela, a guitarra Lado Earth, da empresa JK Lado. A Lado Earth tem um desenho assimétrico, que quebra um pouco o paradigma de que a guitarra tem que sempre ter uma forma simétrica para favorecer a canhotos e destros. Como ela tem uma produção baixa, é permitido esse nível de personalização.

Adrian Smith com a sua Lado Earth em concerto do Iron Maiden


Guitarra Lado Earth modelo 2002


As suas formas remetem ao heavy metal, com suas linhas mescladas entre retas e curvas, que possuem ângulos fechados e que lembram pontas. Mas ela tem o seu charme, e muita classe! Ela é usada por integrantes de bandas como o Iced Earth, mas foi popularizada por um dos meus guitarristas favoritos: Adrian Smith, do Iron Maiden. Ela foi feita com base em uma Gibson Explorer, que foi bastante alterada para se tornar um dos ícones do metal nos anos 80. A original Gibson era assim:

Gibson Explorer


Outro integrante da banda inglesa que utilizava instrumentos dessa marca era Steve Harris, que tinha um baixo da empresa. Mas hoje em dia, nem Steve e nem Adrian Smith usam mais modelos de guitarra da JK Lado, pois parece que os produtos da empresa ficaram pouco visados devido à presença de grandes corporações como Fender (que inclui a Jackson, atual patrocinadora de Smith) e Gibson. A Lado Earth se tornou um produto quase cult. Mas fica aqui uma lembrança de uma das guitarras mais bonitas já feitas e com enorme identificação com o heavy metal.

Para conhecer as guitarras JK Lado, visite o site da empresa.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...