quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Design inteligente

Fonte da imagem: ContaNatura


Recentemente eu escrevi aqui que eu não iria dedicar o blog apenas ao assunto design, o que causou alguns protestos de alguns leitores. Quando isso ocorreu, eu pensei que talvez fosse realmente melhor não abordar outros assuntos aqui no blog que não tivessem relação com design em geral, pois eu não estava dando conta de me dedicar nem mesmo ao tema principal, quanto mais a outros. Depois, pensando em qual seria o assunto da próxima postagem, lembrei que não existem fronteiras concretas entre design e outras áreas de conhecimento, pois design abrange um pouco de tudo e precisa estar presente em tudo quanto é coisa para que elas fiquem melhores... Não é verdade?

A prova disso é que recentemente eu estava navegando no site do Estadão.com.br e uma notícia publicada no dia 11/02 deste ano me surpreendeu : "Igreja incluirá design inteligente em conferência sobre Darwin." Fiquei curioso e entrei na notícia. Se tratava de uma discussão que a Igreja fará sobre os 200 anos do cientista inglês que publicou a tão famosa teoria da origem das espécies. A teoria do design inteligente é uma idéia que se opõe à teoria de Charles Darwin, pois afirma que somente um ser muito inteligente (um deus, ou até mesmo um extraterrestre) poderia ter criado animais tão diferentes e com modos de vida tão complexo. Esse criador seria o designer inteligente.

Eu achei muito interessante essa visão. Um designer é um criador de mecanismos simples ou complexos, formas belas ou curiosas, funcionais, e é essa imagem que essa teoria nos passa desse criador. Sem fazer nenhuma apologia à teoria do designer inteligente (mesmo sendo um designer), pois para mim a teoria de Darwin é mais que comprovada, eu acho que o trabalho do designer é um desafio bem semelhante. Ainda não entendo porque nós não somos tratados assim, como deuses! Hehehehe... Brincadeiras a parte, eu espero que cada vez mais a profissão de designer ganhe espaço no mercado e seja tratada com a sua devida importância.

O que eu quero dizer com isso tudo é que, se até na religião o design possa ser incluído (mesmo que não seja o design industrial que nós praticamos, mas apenas um conceito de design criador), acho que este espaço pode falar um pouco de tudo. Ou pelo menos tentar.



Fonte: Estadão.com.br



Música oficial desta postagem:
Helloween - Eagle Fly Free

Um comentário:

  1. Sim sim, agora eu gostei da sua visão... Agregar assuntos interessantes que não deixam de incluir design...
    Mas continuo querendo outro blog! rsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...