terça-feira, 13 de julho de 2010

Alexandre Wollner critica logo da Copa 2014

Logomarca da Copa do Mundo 2014
Divulgação: FIFA


Um dos maiores designers gráficos do Brasil, Alexandre Wollner concedeu uma entrevista para o portal Terra Magazine a respeito da logomarca recém-lançada da Copa do Mundo FIFA 2014, que ocorrerá em território brasileiro. A marca foi desenhada pela agência de publicidade África.

Segundo o designer, a marca é um desenho aleatório que não representa a cultura do país. Para ele, parece uma pessoa com a mão na cara, fazendo um gesto característico de lamentação, em vez de lembrar o espírito de disputa pela taça que caracteriza o evento e que foi a intenção original dos autores da marca. "Olha bem para o desenho: é uma cara com a mão no rosto dizendo "que vergonha". Sabe quando você fala "que vergonha" e põe a mão no rosto? O desenho foi aleatório."

Outro ponto marcante da entrevista foi o destaque para a falta de ética que ocorreu durante a seleção dos participantes para o processo e o fato de o júri que escolheu a marca não ter a presença de especialistas em design. A ADG, órgão que representa os designers gráficos do Brasil, foi excluída do processo pela FIFA, o que causou um estranhamento por parte de Alexandre. Além disso, a prioridade era que o júri fosse formado por pessoas famosas, como Gisele Bündchen e Ivete Sangalo, e não especialistas na área, e isso foi questionado também. "Você imagina o júri que escolheu... Que é isso? Não tem o que se comentar,"disse.

Veja a entrevista completa no site do Terra Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...