quarta-feira, 7 de julho de 2010

Designer gráfico analisa camisas da Copa do Mundo 2010 para o site UOL

O designer gráfico Glauco Diógenes fez uma análise das camisas das seleções que participam da Copa do Mundo 2010 para o site UOL. Além de designer gráfico, ele é diretor de arte e ilustrador, e possui projetos que envolvem branding esportivo e foi o responsável pela criação da marca oficial do aniversário de 50 anos do estádio Morumbi.

Ele separou os uniformes das seleções em 5 categorias: homenagens, decepcionantes, modernas, feias e conceituais. Nem todas as camisas foram analisadas, faltando as camisas das seleções africanas patrocinadas pela Puma. Mas se ele tivesse avaliado essas camisas, talvez elas sofressem uma avaliação ruim, conforme as avaliações dele para os modelos da marca alemã.

As camisas que ganharam mais destaque foram as da Alemanha, que é patrocinada pela Adidas, e da Inglaterra, patrocinada pela Umbro. A camisa da Inglaterra, por sinal, é personalizada para cada jogador, já que foi modelada por um tradicional alfaiate inglês para se adequar melhor ao corpo de cada integrante do time. Veja a da Inglaterra:



Já as camisetas de seleções patrocinadas por marcas menos conhecidas, como Chile (Brooks), Honduras (Joma) e Coréia do Norte (Legea) foram avaliadas como camisas feias. Segundo o designer, elas possuem erros de composição que as tornam pouco atrativas para o torcedor.

É claro que não é regra concordar com essa avaliação, pois toda a visão pode e deve ser contestada de alguma forma. Mas em geral os critérios que o designer utilizou se aplicam e as suas escolhas condizem com o que foi visto.

Para ver a avaliação visite o site clicando aqui.



Fonte: UOL



Música oficial desta postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...