quarta-feira, 28 de julho de 2010

A arte de Derek Riggs

A ilustração é uma arte que eu não domino, mas admiro muito. O máximo que eu chego perto de ilustração em meu trabalho é quando faço uma renderização à mão ou virtual, e tento trabalhar a imagem para que ela passe a minha idéia da melhor maneira possível. Porém, geralmente é uma imagem limpa, sem muitos detalhes, para que o produto permaneça sempre em destaque.

Numa linha de trabalho bem diferente da minha está o artista inglês Derek Riggs. Ele é conhecido em grande parte pelo seu trabalho de ilustração em várias peças lançadas pela banda Iron Maiden, principalmente em capas de disco. Ele é o criador do mascote da maior banda de heavy metal do mundo e responsável por cerca de 90% das capas e desenhos de Eddie. Mas além disso, Riggs trabalhou para outras bandas, como Stratovarius e Gamma Ray. As suas ilustrações são sempre carregadas de intensidade de elementos e cores, necessários para transmitir várias emoções. Ele também costuma utilizar-se de muitas referências escondidas na imagem, e é possível perder alguns minutos procurando por elas.

Riggs começou sua carreira no final dos anos 70, aos 19, quando foi expulso de uma escola de artes. Desenhou exclusivamente para o Iron Maiden durante boa parte dos anos 80 e, na década de 90, passou a ser freelancer. Entre os seus trabalhos para a banda inglesa de maior destaque estão as capas dos álbuns "Killers" (1981), "The Number of the Beast" (1982), "Powerslave" (1984) e "Somewhere in Time" (1986) e "Brave New World" (2000), sendo que neste último ele trabalhou com Steve Stone. Veja essas capas:

Capa do disco "Killers", de 1981, da banda Iron Maiden
Autor: Derek Riggs

Capa do disco "The Number of the Beast", de 1982, do Iron Maiden
Autor: Derek Riggs

Capa do disco "Powerslave", de 1984, do Iron Maiden
Autor: Derek Riggs

Capa do disco "Somewhere in Time", de 1986, da banda Iron Maiden
Autor: Derek Riggs

Capa do disco "Brave New World", de 2000, da banda Iron Maiden
Autores: Derek Riggs e Steve Stone


As ilustrações de Riggs se caracterizam pelo nível de detalhamento, o que pode ser visto em versões maiores das peças presentes em seu site. Para visitá-lo, clique aqui. Um dos detalhes que ele sempre fez questão de colocar bem escondido em todas as capas é a sua assinatura, um "DR" estilizado.

A capa que possui mais detalhes é a do álbum "Somewhere in Time". Nela podemos ver várias referências à história da banda, como: alguns nomes de bares e casas de shows nos quais eles fizeram seus primeiros concertos são nomes de estabelecimentos na cidade fictícia da capa; a rua principal do cenário é a Acacia Avenue, nome que vem de uma música do álbum "The Number of the Beast"; o relógio marca 23:58h em referência à música "2 Minutes to Midnight"; o bar "Aces High" lembra a música de mesmo nome; o restaurante Ancient Mariner leva o nome de personagem principal de uma canção do álbum "Powerslave"; e o placar de um jogo que está sendo anunciado no boletim esportivo é West Ham 7 x 3 Arsenal, tudo porque o baixista Steve Harris é torcedor do time de camisa grená com mangas azuis de Londres (além disso, o time ainda tem o apelido de "Irons", assim como os fãs da banda). Todas estas referências estão espalhadas pela capa e cabe a um fã de verdade descobrí-las. Elas estão presentes por todo o cenário, que lembra o filme "Blade Runner".

Outra que merece destaque é a capa do "Powerslave", que contém referências escondidas entre os hieróglifos egípcios. Olhando atentamente, podemos encontrar uma imagem do Mickey Mouse e as frases "Bollocks", "Indiana Jones was here" e "Wot, no Guiness?", que revelam um caráter humorístico da banda e do artista.

Na última ilustração citada, a capa de "Brave New World", há um trabalho de ilustração misturado com renderização de modelos virtuais. No caso, a cidade é a Londres do futuro, mostrada por uma região aparentemente perto da Tower Bridge, que foi modelada para fazer parte do cenário em que se passa a história do livro escrito por Aldous Huxley que tem o mesmo nome do álbum.

Eu sempre fui um admirador desse tipo de arte e sempre que vejo algum detalhe novo na imagem, tento pensar em que tipo de coisa o artista pensou pra colocar aquilo exatamente naquele lugar. O bom é que no site de Derek Riggs há explicações de alguns desses detalhes e como foi seu pensamento na hora de criar.



Música oficial desta postagem:
Iron Maiden - Different World

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...