terça-feira, 27 de julho de 2010

Dicas culturais: 5 lugares para visitar em Belo Horizonte

Depois de São Paulo, agora é a vez de falar sobre a minha terra natal, dar dicas culturais para se aproveitar em BH. Belo Horizonte é uma cidade que pode ser decepcionante e surpreendente ao mesmo tempo, então é importante saber onde se vai.

Eis as dicas:


Instituto Inhotim

Inhotim
Fonte: Blog Instituto Inhotim

Apesar de nunca ter ido, sempre ouço falar muito bem de lá. É um museu a céu aberto que, na verdade, está localizado em Brumadinho, Região Metropolina de Belo Horizonte. É um dos passeios que einda estou devendo, pois a visita lá não é simples, requer muita disposição pra sair de BH e para andar pelo museu inteiro. Mas todos os meus conhecidos que estiveram lá falaram muito bem do local. Não custa nada lembrar que lá existem jardins projetados por Burle Marx.

Mais informações, sugiro seguir o blog do museu: http://inhotim.blogspot.com/



Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB)

Museu Histórico Abílio Barreto
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

O Abílio Barreto é um museu ideal para quem se interessa pela história de Belo Horizonte. Lá existe desde material do projeto inicial da cidade, feito por Aarão Reis, até coisas da época de Juscelino Kubitschek como prefeito. É interessante saber o que ocorreu com a cidade para ela se tornar o que é hoje. O museu é bem localizado, fica muito perto da Savassi, no bairro Cidade Jardim (eu acho).



Pavilhão de Exposições Expominas

Expominas
Fonte: DEOP

Assim como o Anhembi, o Expominas só funciona para visita se houver algum evento interessante. Lar da antiga Escola de Design da UEMG, o local é o maior ambiente que existe em BH para realizar exposições e afins. Dos muitos eventos que tiveram lá, dos quais estive presente merecem destaque a Bienal do Automóvel 2009, Embalaminas 2010, Unilar 2009 e Feira do Empreendedor 2006, quando assisti a uma palestra do designer Índio da Costa.



Praça da Liberdade

Praça da Liberdade
Fonte: BH Trans

A Praça da Liberdade era o local onde ficava a sede do Governo de Minas Gerais e agora está se tranformando num centro cultural. Cercado de construções com arquitetura clássica, a praça ainda possui como vizinhos um edifício moderno, projetado por Oscar Niemeyer, e um edifício de estilo pós-moderno, o popular "Rainha da Sucata". É um lugar bonito, ideal para se visitar com ou sem eventos especiais acontecendo lá. Pra quem gosta de manter a saúde, é um lugar bastante interessante para correr.



Savassi

Praça da Savassi
Fonte: BH Trans

Seguindo o exemplo de citar um bairro como pólo de entretenimento e diversão, como foi feito com a Vila Madalena em São Paulo, eu diria que a Savassi é esse lugar em Belo Horizonte. Tanto de dia quanto de noite pode-se encontrar movimento nas ruas, principalmente no cruzamento entre Av. Cristóvão Colombo e Av. Getúlio Vargas, popularmente conhecido como "Praça da Savassi". Bares, baladas, shoppings, lojas, bons restaurantes e lanchonetes e outras opções de diversão com boa qualidade e conforto estão localizados aqui. BH é conhecida como a capital dos butecos, e a Savassi concentra uma boa parte deles, e alguns dos melhores com certeza, mas se bem que lá tem estabelecimentos para tudo quanto é tipo de gosto e bolso.


Veja também a postagem com 5 dicas culturais para visitar em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...