terça-feira, 12 de abril de 2011

Como foi meu primeiro contato com design de produto

ENV Bike, por Seymourpowell Design


Escolher uma profissão não é fácil. Ninguém sabe com convicção, mesmo com muito tempo de mercado nas costas, se o que está fazendo é aquilo que realmente gostaria. Boa parte de nós temos no mínimo dezoito anos para escolher a profissão a ser exercida, mas, no meu caso, não precisei de todo esse tempo. Ou melhor, eu até sabia o que gostaria de fazer desde criança, mas o problema era que não sabia o que isso era e nem se existia.

Por mais que eu gostasse muito de desenhar quando criança, não imaginava que havia uma profissão na qual você é pago simplesmente para desenhar coisas. Na época eu pensava que isso só era possível se você fosse um artista famoso, o que estava longe de ser meu objetivo. Eu gostava mesmo era de desenhar carros e objetos variados, mas não aqueles que eu via na minha casa ou na escola, e sim os que eu imaginava.

Até que um dia o Seymourpowell Design, um dos escritórios mais conceituados do Reino Unido, mudou um pouco a minha percepção. Os designers dessa empresa possuem longa experiência no mercado e sempre estão participando de algum projeto que recebe cobertura mundial, e vira e mexe estão em algum programa de TV ou algo do gênero. Assim sendo, meu primeiro contato com eles foi quando vi designers dessa empresa em um programa no Discovery Channel, projetando uma moto, fazendo mock-ups de isopor e sketches, processo que mais tarde descobri ser o que popularmente conhecemos como design de produto. Mas este ainda não foi o momento que percebi que era o que eu deveria fazer.

Depois dessa experiência interessante, levei muito tempo para descobrir o que era tudo aquilo e quem eram os que estavam por trás desse programa de TV. A única coisa que eu havia conluído sobre isso era que havia achado fascinante alguém trabalhar com aquilo. Até descobrir que eu também poderia trabalhar com esse tipo de coisa levou alguns bons dez anos ou mais. Ainda assim, não menos que quatro anos se passaram até eu descobrir o nome desse escritório que apareceu no Discovrey Channel, a fim de satisfazer minha curiosidade.

Segue um video de um projeto de uma moto feito pelo Seymourpowell Design, que não necessariamente é a moto que eu vi no programa de TV, mas que me lembra de tudo o que eu passei desde que tive meu primeiro contato com design de produto. Veja:



Achei que seria bom compartilhar essa experiência, pois toda vez que me lembro disso começo a pensar em como é bom trabalhar com o que eu gosto e no que eu posso fazer para chegar cada vez mais longe. Seria um sonho chegar no nível que estes designers ingleses chegaram. A cada vez que me lembro do programa de TV, me lembro de que como essa profissão se tornou perfeita para mim, mesmo sem eu saber o que era no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...