quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entrevista: executivo-chefe de design da Electrolux fala sobre inspiração na culinária brasileira

Em entrevista realizada pelo portal G1, da Globo, o recém-nomeado executivo-chefe de design da Electrolux Stefano Marzano revelou que os profissionais que são a principal inspiração para a sua carreira são os chefs, e não designers consagrados, como geralmente estamos acostumados a ouvir nesse tipo de declaração. Ele revela que "eles são os melhores designers. Eles lidam com todos os sentidos da pessoa, com o cheiro, o som, o gosto da comida. Eles pensam em toda a percepção sensorial". No meu ponto de vista, o italiano tem razão ao dizer que todo tipo de experiência sensorial está associada à culinária, e não apenas o paladar. Assim como o design também deveria ser, mas em pouquíssimos casos conseguimos ver um projeto que contempla uma experiência completa de sentidos. Aliás, essa experiência sensorial relacionada com o design foi um dos motivos pelo qual o blog tem o nome Design 7th (ver descrição).

Stefano Marzano, executivo-chefe de design da Electrolux


Marzano também utiliza a culinária brasileira como forma de se inspirar e adquirir conhecimento da cultura local. Ele reconhece o valor dos elementos brasileiros para a variedade da culinária mundial e diz que churrasco, feijoada e caipirinha trazem inspiração. Ele ainda reconhece que pode extrair cultura de inúmeros elementos do país. Ele precisa realmente saber muita coisa sobre o Brasil, pois pretende ampliar a atuação nacional da Electrolux no país, que conta com uma das maiores taxas de crescimento econômico do mundo atualmente.

O cargo de executivo-chefe foi criado recentemente e o designer italiano terá uma importância muito grande dentro da empresa. Isso mostra que as grandes empresas estão levando os designers para os cargos mais altos de diretoria como forma de aumentar o seu poder competitivo e trazer lucros cada vez maiores, mas estas ações também beneficiam diretamente os usuários, clientes e todos os outros envolvidos.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...