sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curiosidades sobre escolhas das cores de clubes de futebol

As cores são elementos importantíssimos no design. São alguns dos os primeiros itens a serem definidos em um layout, pois a escolha delas precisa contemplar vários aspectos referentes às características e objetivos da entidade que representa. Mas essa não é uma tarefa simples, e segundo Tom Fraser e Adam Banks definiram no livro "The complete guide to colour", de 2007, "a ciência da cor é perturbadoramente complicada". As cores podem possuir vários significados, e aplicá-las de forma a deixar claro uma mensagem é uma tarefa que exige bastante cuidado. Elas servem até mesmo para identificar o bem e o mal em histórias de quadrinhos, como foi visto nesse post.

Mas nem sempre temos a oportunidade de escolher as cores da forma que gostaríamos, pois sempre há limitações em qualquer projeto. Uma cor pode ser vetada por discordância entre os participantes do projeto, também porquê o esquema de cores já foi determinado antes de começar o projeto, assim como limitações no fornecimento das peças com as cores previstas podem motivar uma mudança, entre outros motivos. No futebol, existem alguns casos de clubes que tiveram suas cores definidas por algumas dessas limitações no projeto incial, mas que conseguiram transgredir isso e conseguiram fazer seus torcedores sentirem paixão por essas cores. Veremos aqui alumas das instituições tradicionais do futebol que passaram por isso:

Boca Juniors - Atualmente um dos clubes mais populares da Argentina, inicialmente o Boca Juniores tinha as cores preto e branco. Mas o então presidente Juan Brichetto decidiu que os atletas passariam a utilizar as cores da bandeira do primeiro navio que atracasse no porto de Buenos Aires. A primeira embarcação que fez isso possuía a bandeira da Suécia, e por isso as cores azul e amarelo foram escolhidas como as cores do Club Atlético Boca Juniors (fonte: Camisaria FC). Na foto acima, os jogadores estão com a camisa do aniversário de 105 anos do clube, que contém a mesma cruz escandinava que está na bandeira sueca.


Athletic Bilbao - O clube do País Basco foi fundado por ingleses que moravam na região de Bilbao, e isso também explica o porquê do nome do time ser na língua inglesa. Os fundadores vinham do país que havia inventado o futebol, o que era uma coisa recente em 1898, quando decidiram criar o novo clube. Por isso utilizaram o uniforme de um clube inglês, o Blackburn Rovers, como vestimenta. A camisa era divida ao meio em azul e branco, com calções e meias azuis. Mas tempos depois o responsável pelos uniformes não conseguiu levar as vestimentas do Blackburn Rovers para Bilbao, e levou em seu lugar uma camisa do Sunderland, outro clube britânico. O Sunderland possuia camisas com listras verticais alvirrubras, e calções e meias na cor preta, que passou a ser o novo uniforme do Athletic Bilbao. O clube mantém o padrão até hoje na sua camisa número 1 (fonte: Wikipedia). Acima, a camisa usada pelo clube em 2012.


Atlético Mineiro - O clube foi fundado em 25 de março de 1908 por 22 estudantes que se reuniram no coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte. As cores preto e branco foram escolhidas para o uniforme pelo simples fato de serem os tecidos mais fáceis de se adquirir naquele momento. Uma vez que a naquela época os tecidos eram quase todos importados, então seria mais inteligente e mais barato fazer desta forma. A Dona Alice Neves, fanática por futebol e uma das primeiras torcedoras do Galo, foi responsável confeccionar as primeiras vestimentas. O Clube Atlético Mineiro se orgulha de nunca ter mudado de cores em mais de 100 anos de história. Acima, a camisa que clube utilizará durante 2012 e que foi lançada há poucos dias, em evento no Automóvel Clube de Belo Horizonte.
(05/06/2012 - Este modelo de camisa ganhou ainda mais repercurssão com a apresentação de Ronaldinho Gaúcho, o agora R49, no dia de ontem.)


Juventus - Outro clube alvinegro na lista, o Juventus de Turim, foi vítima de um erro do fornecedor dos uniformes. Originalmente rosa e preto, o clube impressionou um negociante inglês, que se propôs a importar da Inglaterra uniformes para o clube italiano. Então enviou uma velha camisa do Juventus para a fábrica do fornecedor, em Nottingham, para que a fábrica pudesse copiar o design e começar a produção. Mas o responsável pelo projeto da camisa achou que se tratava de uma camisa branca e preta que havia sofrido bastante desgaste e com muitas manchas, e por isso utilizou a camisa alvinegra do Nottingham Forest como base pra produzir a vestimenta do time italiano. Quando o negociante inglês apresentou a nova camisa para os dirigtentes do clube de Turim, eles não gostaram do resultado, mas não tinham tempo hábil para produzir outras a tempo do próximo jogo. Por isso aceitaram jogar com a nova camisa e adotaram as novas cores (fonte: PUC Rio Digital). Na foto, a camisa reserva do Juventus para a próxima temporada com a referência às primeiras cores do clube.


Esses são só alguns dos casos mais curiosos de escolha de cores de times de futebol. Se alguém souber de algum caso parecido, deixe um comentário para que eu possa entrar em contato!



Curta a página do Design 7th no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...