sexta-feira, 1 de junho de 2012

Considerações sobre o programa D. Incubadora


Estou tendo a oportunidade de passar um tempo nas dependências da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, programa vinculado ao Centro Design Empresa da UEMG-Escola de Design. Pude acompanhar a rotina das empresas incubadas e da equipe gestora, por isso agora tenho uma noção mais detalhada e posso concluir o quanto isso pode ajudar a desenvolver uma empresa de design. Gostaria de mostrar aqui a minha visão sobre isso e sobre a minha experiência até então.

O programa é administrado pelo Centro Design Empresa e entrou em funcionamento em 2006, sendo que o seu objetivo é dar suporte para que as empresas de design recém-criadas possam crescer e se tornarem negócios viáveis. Os escritórios atendem empresas de micro e pequeno porte até grandes instituições projetando produtos e serviços inovadores para elas. Anualmente a D. Incubadora lança os editais para escolher os candidatos à pré-incubação e à incubação que terão direito a desenvolver o seu negócio focado em design, seja o design de produto, de ambientes, moda, integrado ou design gráfico. O edital que foi lnaçado no início desse ano - já encerrado - está disponível na página www.incubadoradesign.com.br. No momento, há 4 empresas incubadas e 6 escritórios na pré-incubação, as quais estão listadas no site citado anteriormente. A D. Incubadora está localizada na própria Escola de Design, na Avenida Antônio Carlos, 7545 - São Luís.

As empresas que fazem parte do programa contam com alguns dos recursos necessários para montar um escritório, como salas individuais e instalações compartilhadas entre as empresas (cozinha, sala de reunião, etc.), assim como consultoria especializada na capacitação do negócio e todos os outros benefícios que todo o tempo de mercado e tradição da Escola de Design trazem.

Por esse tempo que estou passando na incubadora, não como empresa participante do programa, mas apenas realizando um projeto, vejo um programa funcionando imensamente bem e se renovando. Isso me faz pensar que é muito boa a oportunidade de ter um negócio auxiliado pela incubadora e que talvez seja uma boa hora para tentar. Além de contar com a consultoria da equipe da incubadora, os escritórios têm a possibilidade de interagir um com o outro, pois podem receber um projeto que demanda o auxílio de pessoas especializadas em outras áreas. A variedade de perfis de negócios na incubadora e a proximidade física dos escritórios facilitam com que essa interação ocorra.

Por isso tudo, acredito que seja uma ótima oportunidade para abrir uma empresa de design. Espero um dia poder ter o meu próprio escritório e acho que este poderá ser um bom início. Para saber mais sobre a D. Incubadora, acesse o blog do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...