sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eventos: IV Bienal Brasileira de Design - Parte 1

Ontem fui ver as primeiras exposições da IV Bienal Brasileira de Design a serem abertas ao público. As mostras "Da mão à máquina" e "Prêmio Sebrae Minas Design" estarão abertas para visitação entre os dias 20 de setembro e 31 outubro no Palácio das Artes. Além dessas mostras, haverá eventos da bienal em outros lugares de Belo Horizonte, além de Ouro Preto e Brumadinho. Para obter mais informações sobre o evento, visite o site oficial. Veja também a cobertura do blog Design 7th da II Bienal Brasileira de Design.

Foto: César Pinheiro


A exposição "Da mão à máquina" mostra parte da produção brasileira dos últimos dois anos, abrangendo desde o artesanato até chegar na indústria, considerando a importância que ambos os processos de produção possuem na construção de um projeto de design. Estão presentes produtos dos setores mobiliário, utilidades domésticas, moda, jóias e transporte. Ainda há um destaque para o processo de prototipagem rápida, cada vez mais utilizado para validar projetos. Veja algumas fotos:



Cadeira FDC1, por Flávio de Carvalho

Banco Nuvem e Banco Drops, por Tina e Lui

Sentido horário: Fruteira Marítima (peça em vermelho), por Lattoog; Asa, por Bernardo Senna para Allê Design; Moringa, por Marcos Roismann e Poliana Feliconio para Jödja; e Dosador de espaguete Pazzo, por Pedro Braga e Marcelo Lobo

Poltrona Corallo, por Fernando Campana e Humberto Campana para Edra

Homenagem ao designer Sérgio Rodrigues

Canga, por índios Krahô (Tocantins)

Pulseira Intertwined (nº 26),  por Kika Alvarenga; e Brincos C de palha (nº 27), por Claudio Quinderê

 Prototipagem rápida da logo em 3D das Olimpíadas Rio 2016, por Tátil Design
 Fotos: César Pinheiro


Um dos destaques dessa exposição foi a experiência com a câmera 3D do sensor Kinect, feita pela equipe do Next da PUC Rio. Um dispositivo inicialmente desenvolvido para jogos foi adequado para que possibilite ao usuário uma interação tridimensional virtual de escaneamento 3D de sua própria figura e dos objetos ao redor. O resultado é projetado na parede em tempo real. O software ainda permite que se mexa na posição da câmera, capturando novos ângulos da cena. Veja:






 

 Fotos e video: César Pinheiro


A mostra "Prêmio Sebrae Minas Design" exibe os projetos vencedores da terceira edição da premiação. As imagens dos trabalhos de estudantes e profissionais são expostos em monitores. Veja:


Mostra "Prêmio Sebrae Minas Design"
 Fotos: César Pinheiro


As mostras são gratuitas e possuem muitas coisas novas, com boa parte das peças criadas há menos de 2 anos, o que faz com que o material seja todo inédito para a maioria. E acredito que as outras exposições sejam interessantes também, pois são bastante focadas em setores específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...