segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Super Automóveis: Fiat 147

Pôster de divulgação do carro na América Latina


Ele não poderia deixar de estar aqui. Quem disse que os Super Automóveis são só os Lamborghini, os BMW e os Lotus? Eu não, e como autor deste blog, defendo a idéia de que um carro que fez história deve ser considerado um Super Automóvel, e não apenas aqueles que entraram para ela por serem exclusivos de poucos e sonho de muitos.

Bom, na verdade este é um caso especial, pois estou apresentando a história deste carro para mostrar a base do meu projeto de re-estilização do 147. Este é o tema do blog que eu achei mais adequado colocar o tema do carro, pois é uma parte que eu dedico para contar a história marcante (boa ou ruim) de alguns automóveis. No caso, é a primeira vez que uso um Fiat como base. E se a Fiat se interessar no meu projeto, estou aberto à conversas!

O Fiat 147, apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de 1976, teve seu design com base no 127 italiano, com algumas adaptações que atenderiam melhor o mercado brasileiro. O motor era uma inovação por aqui, pois era um 1.050 cm³ de 57 cv, montado transversalmente. O carro não era muito espaçoso, e para tentar diminuir este problema, uma das decisões de projeto foi a colocação do estepe no compartimento do motor. Quando o carro entrou no mercado teve problemas com a opinião pública, que achava o carro frágil e pequeno demais. Isso foi mudando conforme a adaptação do público brasileiro ao carro na época, e o 147 acabou se tornando uma referência por causa de sua economia de combustível e no bom desempenho urbano.

O 147 foi o primeiro carro pequeno do Brasil a ganhar uma versão pick-up. Em 1978, foi lançada a City, com uma caçamba que tinha a capacidade de 650 litros de volume e 380 kg de carga. A pick-up era ágil e dinâmica para o uso na cidade, apesar da sua capacidade ser limitada devido ao uso do mesmo chassi do 147. A versão esportiva compacta Rallye também foi lançada no mesmo período, e se caracterizava pelas faixas pretas pintadas nas laterais, spoiler, tomada de ar no capô, rodas esportivas e motor 1.3 l. Essa versão também pode ser considerada a primeira tentativa da Fiat de identificação de um mercado novo, que mais tarde seria chamado de veículos de uso off-road e urbano. A Fiat tem um foco muito grande nessa categoria nos dias atuais.

Em 1979 o 147 teve uma versão a álcool, sendo o primeiro com esse tipo de combustível no mundo. Além disso, o 147 também teve as versões Sedã (Fiat Oggi), Station Wagon (Fiat Panorama) e Baú (Fiat 147 Furgoneta). Em 10 anos, o 147 passou por dois re-styles: um em 1980 e outro em 1983. A produção do Fiat 147 foi encerrada em fevereiro 1987, pois o Fiat Uno já estava no mercado para substituí-lo. Nesse período, o carro teve cerca 524 mil unidades vendidas. Na Argentina, o automóvel sobreviveu até 1997, com o nome de Vivace, sendo o carro mais barato do país.

Mais imagens:

Fiat 147 Europa

Foto da parte traseira do carro
Fonte: Quatro Rodas

Fiat 127, o carro que deu origem ao 147

2 comentários:

  1. Só faltou a foto do 147 Rallye...e do Oggi também , que era um carro bem bacana...
    Mas muito bom o post, o 147 tem seu lugar no coração de muitos brasileiros...muitos ainda o chamam pelo apelido de "batedeira de bolo", devido ao batimento do motor que causava um certo sacolejo no chassi...hehehehe

    Estamos aguardando mais novidade do 147 adventure!!!!
    abraz!!!

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  2. Pois é Diogo, estou na luta brava aí pra conseguir realizar o projeto, mas os resultados estão aparecendo. Já estão me cobrando de outros lugares tb... Hehehe... Mas agora nas férias eu vou aproveitar pra resolver o esquema do projeto e aí eu vou ter material pra divulgar aqui!

    Abraço

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