domingo, 15 de março de 2009

Café Gaio, por Artur Mottin, Pedro Nascimento e Marinna Moselli

O café está presente mais uma vez aqui no blog! Desta vez, com um projeto triplo que esteve na Mostra de Projetos de Graduação da Escola de Design da UEMG. É isso mesmo, foi a primeira vez eu vi três pessoas, cada uma com seu projeto, mas que tinham como objetivo um projeto ainda maior, uma linha de cafeteiras comerciais e residenciais e a linha de embalagens para os sabores do café. Os responsáveis por isso foram Pedro Nascimento, com o projeto da cafeteira residencial, Artur Mottin, com a cafeteira comercial e Marinna Moselli, com o projeto das embalagens.

A cafeteira comercial, projetada por Artur Mottin, tem design limpo, é fácil de montar e ainda tem uma solução que proporciona economia de energia. O sistema de aquecimento da água foi desenvolvido utilizando o calor do próprio boiller para realizar o pré-aquecimento da água reduzindo assim os gastos energéticos no preparo do café. O produto foi feito em polipropileno injetado, material totalmente reciclável. A cafeteiras foi pensada para sere montadas e desmontadas rapidamente, para isso suas peças são montadas através de encaixes. Veja as imagens:

Cafeteira Comercial Gaio, por Artur Mottin

Uma imagem com detalhes do interior do produto

Detalhes do produto

Detalhe do display da Cafeteira Comercial Gaio

Foto da primeira exposição, dia 20/12/2008*


A cafeteira residencial, criada por Pedro Nascimento, foi projetada visando o menor gasto de matéria-prima e de recursos no preparo da bebida. O produto tem um design diferenciado das cafeteiras que estão no mercado, pois é feita em polipropileno fosco e transparente, que cria um contraste interessante com as cafeteiras tradicionais feitas em aço inoxidável. Assim como a cafeteira comercial, ela tem um design limpo. O produto busca atingir o público jovem-adulto ligado em tecnologia e em tendências de mercado. Veja as imagens:

Cafeteira Residencial Gaio, por Pedro Nascimento

Rendering da Cafeteira Residencial Gaio

Detalhe da montagem do produto

Local onde é colocado o filtro com o café

Local para posicionamento da xícara, com um grafismo interessante

Ambientação da Cafeteira Residencial

Foto da primeira exposição, dia 20/12/2008*



O projeto das embalagens - os sachês, que foram criados por Marinna Moselli - tem como foco agregar valor ao café brasileiro com praticidade e versatilidade, possibilitando aos usuários fazer diferentes tipos de cafés em uma mesma rodada de forma limpa e sem desperdício em casa ou na cafeteria. As embalagens ainda trazem novidades até mesmo nos sabores, com misturas de café com frutas brasileiras, uma proposta divertida e inovadora. Todas as embalagens foram desenvolvidas em materiais não compósitos para facilitar a reciclagem e os saches são de papel filtro e tinta natural, facilitando o descarte. Veja as imagens:

Embalagem Café Gaio, por Marinna Moselli

Foto da primeira exposição, dia 20/12/2008*


Para o desenvolvimento do projeto foi estudada toda a cultura de café no Brasil, que é o maior produtor disparado e o segundo maior consumidor só atrás dos EUA, e culturas internacionais de café, incluindo as empresas mais importantes do mundo, como a Lavazza e a Illy. Aqui, mais algumas fotos:

Todos os produtos juntos

Foto da primeira exposição, dia 20/12/2008*


O projeto ficou muito interessante, principalmente porque mostra que um tema pode ser desenvolvido de várias formas, e um grupo de três pessoas trabalhando pode obter um resultado muito interessante. Quebra um pouco essa tradição do Projeto de Graduação, e o resultado justifica essa atitude nesse caso.

O projeto da Cafeteira Comercial Gaio foi orientado pelo Professor Paulo Miranda de Oliveira e o projeto da Cafeteira Residencial Gaio foi orientado pelo Professor Carlos Alberto Silva.

Todas as imagens (exceto as fotos da exposição do dia 20/12/2008, que foram tiradas por mim) foram cedidas por Pedro Nascimento.

Haja café! Uma hora alguém vai acabar me convencendo que eu tenho que tomar café... Muito bons os projetos e a iniciativa, parabéns aos autores! Que isso seja o primeiro trabalho de graduação em grupo de muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...