terça-feira, 8 de junho de 2010

El Dorado, o novo single do Iron Maiden

Capa do single "El Dorado", do Iron Maiden
Fonte: Divulgação


Esta é a capa do novo single do Iron Maiden, El Dorado. O lançamento da música dá uma prévia para os fãs e críticos de como será o 15º álbum de estúdio da banda inglesa, The Final Frontier. O single está disponível para download no site oficial da banda, www.ironmaiden.com.

A capa traz um elemento que é muito utilizado no design gráfico comtemporâneo: o retrô. Nunca foram utilizadas tantas referências do passado como nos dias de hoje. Não importa qual época, todas elas estão sendo utilizadas como referência para as peças.

No caso do single da Donzela de Ferro, a referência utilizada é o mundo das revistas de histórias em quadrinhos de ficção científica, que ganharam grande popularidade a partir dos anos 50. A capa do single lembra a capa de uma revista antiga, daquelas encontradas só em coleções de colecionadores fanáticos. O cabeçalho traz uma faixa superior em vermelho que é sobreposta com o nome da banda, com numerações e informações que lembram o que geralmente vemos em uma revisitnha. O estilo de desenho, o cenário interplanetário, os elementos e as fontes dão a impressão que haverá um novo capítulo da história de uma estação espacial. Em algumas partes, podemos ver que o papel da capa parece desgastado, para dar a impressão que a revista foi muitas vezes lida.

Parece ser uma forma de agregar valor ao single, devido às dificuldades que a indústria da música tem enfrentado com as quedas de venda dos discos devido à pirataria e ao compartilhamento de músicas na internet. Além disso, combina muito bem com o tema do disco, ficção científica. Como proposta de capa de single, o material ficou interessante e bem feito.

Comparando a capa a outras capas do Iron Maiden, diria que é um retorno às origens, pois as capas mais antigas sempre foram ilustrações manuais, até que em 2000 esse conceito começou a mudar para ilustrações em 3D computadorizadas. Até mesmo o Eddie, popular mascote da banda, foi retrabalhado e teve as feições mudadas, indicando uma mudança de trabalho da banda e quem sabe até um recomeço. O novo mascote parece uma versão ancestral e alienígena do Eddie que foi consagrado e que fez parte da carreira da banda durante esses 30 anos de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...