segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Glic, por Lenize Menegazzo

O Glic é um conceito de celular e glicosímetro que foi criado por Lenize Menegazzo como trabalho de conclusão do seu curso de Design de Produto. O equipamento foi planejado para deixar o controle do diabetes mais fácil e prático, utilizando um meio de coleta não-invasivo, e de forma que o exame possa ser a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, com a integração do medidor no telefone celular, o paciente não precisará carregar vários acessórios, e o equipamento será percebido como um gadget normal pelas pessoas que estão em volta. Lenize entrou em contato comigo no início do seu projeto depois de ver a postagem sobre o meu projeto de graduação, o Medidor Easy, para pedir algumas referências, e fico feliz de ter ajudado de alguma forma. Seguem algumas imagens:




Glic, por Lenize Menegazzo


A amostra é conseguida através de um sensor que é protegido por uma capa articulável, o que preserva sua vida útil, e é fácil para manipular. A utilização do equipamento é simples e adequada para usuários de telefones celulares e smartphones convencionais. Com a tecnologia de comunicação por redes telefônicas e internet tomando cada vez mais importância na vida social das pessoas, acredito que esse equipamento sejam uma alternativa bastante adequada. Além disso, com o medidor estando integrado nessa rede, a transmissão de resultados para acompanhamento médico se torna mais prática e simples.

Uma das referências que eu passei e que com certeza foi uma das referências do projeto foi a reportagem "Designing for diabetics", artigo publicade em setembro de 2007 na edição online da revista BusinessWeek. No artigo, o design é um item considerado fundamental para uma melhor interação dos diabéticos com o seu tratamento, e é exatamente isso que eu vejo no Glic. O projeto foi orientado pelo professor José Vicente Grecco e pela professora Elisabete Castanheira. Todas as imagens do projeto foram cedidas por Lenize Menegazzo. Para entrar em contato com ela, mande um e-mail para lenize.menegazzo@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...