quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Eventos: IV Bienal Brasileira de Design - Parte 2

Nesta quarta-feira (03/10), estive presente em mais duas exposições que fazem parte da programação da IV Bienal Brasileira de Design, ambas ocorrendo na Casa Fiat de Cultura. As mostras "IDEA Brasil" e "Design de carros no Brasil: ruptura e inovações" ocorrem no período de 28 de setembro a 31 de outubro de 2012. Veja também a cobertura das exposições "Da mão à máquina" e "Prêmio Sebrae Minas Design" feita pelo blog Design 7th e confira outros eventos programados para a bienal de design no site oficial.


Fotos: César Pinheiro


A mostra "Design de carros no Brasil: ruptura e inovações" conta a história do design brasileiro automotivo, desde os primeiros passos até o Brasil chegar a ser um importante centro de design de automóveis, referência no projeto de carros compactos. Foram levados projetos como o Aruanda, de Ari Rocha, que recebeu inúmeros prêmios na década de 60 e ainda é uma das mais importantes referências design do automóvel no Brasil. Também teve destaque a história da Gurgel, montadora que fabricou carros genuinamente brasileiros durante 27 anos. A empresa foi uma das únicas que desenvolvia totalmente os projetos de automóveis dentro do Brasil durante muito tempo. Além disso também houve destaque para projetos da Fiat desenvolvidos em sua sede nacional. Veja:










Mostra "Design de carros no Brasil: ruptura e inovações"
Fotos: César Pinheiro


A mostra "IDEA Brasil" reúne os vencedores das diversas categorias do prêmio, que está em sua 5ª edição. Entre os destaques estão as marcas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jogos Paralímpicos Rio 2016, do escritório Tátil Design.Veja imagens da exposição:






Projeto Spectrum, por João Paulo Nogueira Braga

Aparador Dumont, por Estúdio Flexiv Design

Marcas das Olimpíadas Rio 2016 e das Paraolimpíadas Rio 2016, por Tátil Design

Posto de triagem Plus, por Proton Design para Tolife Produtos Médicos

Linha GE Ingenious, por Mabe Design Team e Índio da Costa AUDT para Mabe

Microondas I-Kitchen MTX52, por Elismary Carvalho para Electrolux
Fotos: César Pinheiro


A exposição do prêmio IDEA cumpre seu papel, com a presença dos protótipos ou modelos dos produtos ganhadores com a devida descrição. Quando não havia a possibilidade, havia cartazes dos produtos que não estavam lá, como ônibus e tratores. Já a exposição sobre design de carros talvez pudesse ser mais interessante, com a presença de modelos e protótipos de outras marcas além da Fiat. Mas ainda assim são boas mostras.

2 comentários:

  1. Boa tarde César! Magnífica mostra "Design de carros no Brasil: ruptura e inovações". Mostraram algum carro da "Miura"?

    ResponderExcluir
  2. ^^
    Olá! Desculpe, eu não tenho certeza, mas acho que tinha sim uma parte que contava a história dos Miura. Infelizmente uu não consegui ter tempo o suficiente para poder apreciar a mostra com calma, por isso falei pouco sobre ela e não lembro de tudo. Espero que você possa ir e apreciar melhor do que eu pude!

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...