domingo, 23 de fevereiro de 2014

Cerveja e Design: Parte 2

O mercado de cervejas possui inúmeros rótulos, que sempre foram o principal elemento de diferenciação das marcas. Levando em conta que as garrafas geralmente são muito parecidas, aquelas de vidro marrom, e ainda que o formato das latas é igual para todas, as cervejarias utilizavam tal recurso com o objetivo de se destacar. Mas algumas empresas decidiram diferenciar seus produtos através de embalagens novas, justamente para criar uma curiosidade na cabeça do consumidor. A seguir, veremos exemplos de embalagens de cerveja que trouxeram embalagens diferenciadas para as prateleiras.


Sapporo Premium - Japanese Rice Lager (Sapporo Breweries Limited)

A Sapporo é uma lager japonesa de arroz bem refrescante, de sabor leve, mas a sua embalagem consegue ser, na minha opinião, o principal desta cerveja. A lata prateada e facetada de 650ml foi o principal item para despertar minha curiosidade sobre esta bebida. O formato da lata lembra um copo próprio para se tomar cerveja, o que, de certa forma, dá a ideia de um produto recém-produzido.



Heineken - Premium American Lager (Heineken)

A Heineken não é nem de longe a minha cerveja favorita, mas em marketing ela é imbatível. Quando fiz uma visita ao museu Heineken Experience, em Amsterdã, pude ver melhor que eles tratam essa questão como ouro, e desde o início da empresa eles perseguem a diferenciação no mercado. Basta ver o caso da famosa garrafa verde e da estrela vermelha, símbolos desta empresa. A escolha da garrafa verde teria sido uma ideia de um dos diretores da empresa na época, para sair do padrão de garrafas marrom predominante no mercado. O verde dá uma ideia de frescor, que é o principal valor das cervejas do tipo lager. Já a estrela vermelha, segundo a própria empresa, é um símbolo de proteção da cerveja. Parece funcionar, pois a Heineken é tida como uma das cervejas favoritas para muita gente no mundo inteiro.



Fuller's Vintage Ale - Old Ale (Fuller, Smith and Turner PLC)

A Fuller's Vintage Ale é uma cerveja muito especial que é vendida por safras. Todo ano a empresa seleciona, colhe e mistura os melhores ingredientes disponíveis nos seus domínios para criar uma bebida única, sendo que a cada ano sofre variações, principalmente nos lúpulos usados. São produzidas cerca de apenas 125.000 garrafas por safra para o mundo inteiro(número que pode variar um pouco de ano para ano), e todas são numeradas. Por isso mesmo a embalagem não poderia ser nada menos que especial. Eles a colocaram em uma caixa parecida com as de vinho, com a informação do ano da safra e outros detalhes importantes. Para os apreciadores deste tipo de cerveja, bebê-la é um ritual, comparável a tomar um vinho especial, e por isso todo esse cuidado com a sua imagem é imprescindível.

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