segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dicas culturais: 5 lugares para visitar em Tallinn, Estônia

Depois de mais um grande período de inatividade do blog, consegui desenterrar um material do ano passado que ainda estava inédito e por isso voltarei com as dicas culturais de lugares que visitei. Para começar, resolvi escolher uma das cidades mais surpreendentes que visitei: Tallinn, capital da Estônia. Portanto, se estiverem planejando ir para esta bela cidade, ou pelo menos se tiverem curiosidade, lembrem-se das 5 dicas abaixo. Desta vez estou incluindo um mapa, com os 5 pontos e outros locais interessantes marcados, que podem ser visualizados no GPS do telefone através do GoogleMaps. Os pontos citados abaixo estão marcados com o alfinete verde.


Visualizar Tallinn em um mapa maior


Viru Hotel KGB Museum

Fonte: Janika Savi visitestonia.com

Um museu da KGB, por mais assustador que possa parecer, é só uma lembrança do passado para os estonianos. Mas o período de domínio dos soviéticos ainda está fresco na memória de muitos deles, o que faz com que uma visita a este local seja obrigatória para entender o que ocorreu neste país. Localizado no hoje Hotel Sokos Viru, fica perto da cidade antiga e do portão Viru.


Kumu Art Museum

Foto: César Pinheiro

Apresentando uma belíssima arquitetura, que por si só já é uma atração, o Kunstimuuseum é o maior museu dos países bálticos e procura dar espaço para todos os movimentos artísticos locais, estonianos e russos. É uma boa forma de descobrir detalhes sobre este assunto incômodo da dominação soviética que você não descobriria perguntando, e também a forma como os russos de Estônia representam seu status de hoje, morando em um país onde eles nasceram, mas que são considerados estrangeiros.


Tallinna Lauluväljak

Fonte: Wikipedia

Este é um local muito importante em Tallinn, já que o povo estoniano é conhecido por ter feito a revolução cantada. Foram nessas instalações onde ocorreram os protestos contra o regime soviético em 1988, com cantos de hinos patrióticos estonianos. Além de todo o conteúdo histórico, é um belo parque que ainda hoje é usado no Festival da Canção.


Raekoja plats

Foto: César Pinheiro

A Praça da Prefeitura é um local obrigatório para quem está em Tallinn, e você vai acabar passando por aqui diversas vezes independente do caminho que fizer. Lá temos, além do imponente prédio da prefeitura, uma farmácia que foi fundada no século XV e vende algumas mercadorias da época até hoje, um restaurante onde os empregados estão trajados com roupas medievais e você toma uma sopa que é vendida a 1 euro, sem o uso de talheres e outros inúmeros lugares históricos muito bem preservados. Além disso, é um lugar aberto no meio da cidade antiga, onde ocorrem diversos eventos.


Vana Tallinn

Foto: César Pinheiro

A cidade velha está localizada no centro de Tallinn, em volta da Raekoja plats. Uma boa parte das construções é do século XV, mas algumas contemporâneas de bom gosto também podem ser vistas. É um passeio para quem gosta de história e arquitetura, mas no caminho há diversos bares e pubs. De noite, este local não perde o movimento, pois boa parte da vida noturna de Tallinn está lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...