quinta-feira, 12 de junho de 2014

Dicas culturais: 5 lugares para visitar em Londres, Reino Unido

Chegou a vez da capital do Reino Unido, Londres. Mesmo sabendo que a chance de ser injusto é enorme e que eu poderia fazer esta lista no mínimo 10 vezes para compensar a diversidade cultural da capital britânica, procurei escolher os 5 lugares mais marcantes na minha memória, com critérios parecidos com os das outras listas. Além disso, se quiser ver um relato mais aprofundado de uma viagem a Londres, aqui mesmo no blog há isto, aqui, aqui, aqui e aqui. Além disso, existem inúmeros outros tipos de roteiros que podem ser feitos, que podem ser encontrados em diversos outros links da internet. Abaixo, o mapa do meu roteiro mais recente, de 2013, com os pontos listados marcados com o alfinete verde.


Visualizar Londres em um mapa maior


British Museum

Foto: César Pinheiro

O Museu Britânico é provavelmente o museu mais impressionante que já visitei (nunca fui ao Louvre nem ao Prado de Madri). Inúmeras galerias com artefatos históricos estão abertas para visita, com um acervo que tem coisas do Egito Antigo, civilizações grega e romana, peças de arte da América pré-Colombiana, obras de povos asiáticos e africanos, e isso deve ser só metade do museu. Também não posso deixar de mencionar a Pedra Rosetta e as múmias egípcias, provavelmente as mais visadas atrações do local. Já fui lá 2 vezes e ainda não consegui explorar tudo. Sorte que a entrada é de graça!


Design Museum

Foto: César Pinheiro

O Design Museum está localizado às margens do Tâmisa, perto da Tower Bridge. Mas falar da Tower Bridge é comum, então vou falar apenas do museu de design, que é bem menos conhecido. Num lugar muito tranquilo em Londres, temos acesso a exposições temporárias e permanentes. Quando fui, a exposição temporária era sobre Kenneth Grange, designer britânico responsável pela sinalização urbana de Londres, mobiliário urbano e o tradicional black cab. No caso da exposição permanente, uma galeria com inúmeros projetos de design feitos no Reino Unido. É um museu que pode ser visitado com vários tipos de desconto na compra do ingresso, então fique de olho.


Fuller's Griffin Brewery

Fonte: Faisal Latif The First Pint

Bem, a cervejaria Fuller's não é exatamente um dos pontos turísticos mais conhecidos de Londres, mas como são dicas culturais, é legal conhecer uma cervejaria local de um país que se orgulha de ter algumas das mais tradicionais ales do mundo. O local ao lado do Tâmisa é onde realmente funciona a fábrica, e que vai lá compra um ingresso para fazer um tour pela fábrica guiado por um bem-humorado funcionário. Ele explica todo o processo cervejeiro que ocorre nas máquinas e conta alguns casos bem e mal sucedidos de tentativas de criação de novos produtos. E o melhor é que, no final, os participantes têm acesso a um bar com diversas opções de cerveja para tomar à vontade durante um tempo, o que faz com que todos os participantes do tour interajam sobre esse assunto tão rico que é a cerveja.


Trafalgar Square + National Gallery
 
Foto: César Pinheiro

A praça Trafalgar recebeu esse nome em comemoração à vitória da Inglaterra na batalha de Trafalgar durante a guerra contra a França de Napoleão. Posicionada perto da Charing Cross, que é considerado o marco zero de Londres, possui fontes, esculturas de bronze e uma coluna onde repousa uma estátua do almirante Nelson, maior responsável pelo triunfo inglês na batalha citada. O local é um ponto turístico e palco de eventos, então invariavelmente estará cheia. Nesta mesma praça fica localizado a National Gallery, com centenas de quadros que fazem parte do patrimônio do Reino Unido, incluindo um van Gogh, e tudo pode ser visto de graça. Para quem ainda não ficou convencido, passar lá é caminho para a famosa torre do sino Big Ben, e também é onde se começa a tradicional caminhada para o Palácio de Buckingham por dentro do St. James Park.


Piccadilly Circus
 
Foto: César Pinheiro

O Piccadilly Circus é um tradicional ponto turístico de Londres onde você poderá encontrar diversas opções de compras, entretenimento, vida noturna e gente. Dá pra ver pela foto que a estátua de Eros é uma referência, seja pra quem quer esperar ou para quem quer encontrar outra pessoa. Antes ainda havia o marcante (na minha opinião, pelo menos) painel com a marca da Sanyo, mas que foi removido para ser colocado um painel mais moderno que pode exibir outras marcas. Se você estiver por lá, é muito fácil alcançar qualquer um dos badalados pontos turísticos da capital, e ainda é servido por uma estação de metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...